Somos parceiros das coletividades

Câmara Municipal de Estarreja volta a aumentar os níveis de apoio às associações culturais

26 candidaturas irão absorver um apoio global de 94.457,50€ num aumento de 23,5% relativamente a 2015. A Câmara Municipal de Estarreja entregou 75% do valor definido para cada coletividade, em termos de verbas correntes. De notar que todas as coletividades tiveram um aumento de subsídio corrente atribuído.

segunda, 05 de setembro 2016

A vida cultural do concelho é igualmente fruto do empenho e das concretizações das coletividades. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, tem orgulho que Estarreja seja “conotada como um concelho com muitas coletividades ativas. Queremos que assim continue e queremos ser uma parte importante no seu incremento”, disse no final da sessão em que, ao lado do Vereador da Cultura, João Alegria, entregou os cheques de 75% do valor atribuído em termos correntes. “Somos parceiros das coletividades”, fez questão de notar Diamantino Sabina.

Privilegiamos e muito o associativismo em Estarreja. Temos uma preocupação muito grande relativamente ao associativismo no concelho e às atividades culturais e como tal temos vindo a aumentar significativamente o nosso contributo em termos de subsídios”. Em 2014, esse aumento foi expressivo, tendo atingindo uma subida de 125%. Este ano, a autarquia deliberou atribuir um montante global de 94.457,50€ - sendo que 64.125,00€ dizem respeito a despesas correntes e 30.332,50 € a despesas de capital -, distribuído por 26 candidaturas, num aumento de 23,5% relativamente a 2015. “Não ficará por aqui, temos outras vontades e ideias para aumentar ainda mais o apoio”, anunciou aos dirigentes associativos prometendo estar ao seu lado no incremento das atividades culturais.

A análise de desempenho será fundamental na disponibilização das restantes verbas que serão pagas em função do cumprimento dos objetivos a que as coletividades se propuseram.

O Programa de Apoio aos Agentes Culturais de Estarreja (PACE) prevê 8 áreas de apoio: atividade corrente, aquisição de bens e serviços, transportes, formação, publicações, eventos, infraestruturas e divulgação. Constitui-se, enquanto proposta final, como um conjunto de projetos das coletividades, constituindo o espelho da extraordinária capacidade organizativa e de realização das coletividades do Município. Aprofunda-se assim a interação entre as instituições da comunidade, promovendo a formação de novos públicos, caminho para a consolidação do desenvolvimento sociocultural do Concelho.