Tudo se transforma com o ESTAU – Estarreja Arte Urbana

Festival começa já este sábado trazendo a arte para as ruas

sexta, 09 de setembro 2016


Estarreja nunca mais será a mesma após a passagem do ESTAU – Estarreja Arte Urbana que tem início este sábado, dia 10 de setembro. Com mais de 30 atividades que integram a programação, o festival pretende por a arte urbana a falar com a cidade, com as pessoas, com o património e com a natureza, através de murais, instalações, residências artísticas, exposições, workshops, filmes, conversas com artistas, visitas guiadas, música, dança e performances.

Nove talentosos e reconhecidos artistas urbanos internacionais - o australiano FINTAN MAGEE, que se estreia em Portugal, os brasileiros BICICLETA SEM FREIO (prometem a maior parede com a sua assinatura, com mais de 660 metros quadrados), a polaca NESPOON, o argentino BOSOLETTI, o espanhol ISAAC CORDAL, muito bem acompanhados do melhor talento nacional, KRUELLA D’ENFER, HAZUL, SAMINA e ADD FUEL - vão fazer emergir a arte nas ruas e edifícios.

Cidade será um museu ao ar livre

Vários pontos da cidade estarrejense serão a tela a colorir até dia 18 de setembro (domingo), dando corpo ao circuito de arte urbana de Estarreja, que teve a sua génese com o Guarda-Rios de Bordallo II (ObservaRia 2015) no Parque Municipal do Antuã. Passando por algumas ruas próximas ao parque da cidade, como a Avenida 25 de Abril e a Rua Luís de Camões, o universo da arte urbana vai agora alargar-se à Praça Francisco Barbosa, à Praça do Município (traseiras dos Paços do Concelho), à Rua Visconde Valdemouro (do Cine-Teatro), à Avenida Visconde de Salreu, pincelando ainda a Rua Prof. Dr. Manuel Andrade e a EN 109, na freguesia de Salreu.

Quem visitar Estarreja durante estes dias terá a oportunidade única de apreciar o processo de criação das várias obras que transformarão a cidade num verdadeiro museu ao ar livre, constituindo ainda uma forma de reabilitação do espaço urbano. 

Festival abrange diferentes áreas artísticas

Mas nem só de arte urbana viverá o ESTAU. E como este festival é para todos, as mais de 30 atividades que integram a programação (permanente e paralela) das diferentes áreas artísticas, em distintos formatos e níveis de participação, pretendem responder a um público heterogéneo, tanto no que respeita a interesses, como idades ou género.

Entre três residências artísticas previstas, para além de Vídeo com André C. Santos e de Fotografia por Miguel Oliveira, destaca-se a de Tecelagem onde foi lançado o desafio a GUR a juntar-se à Casa do Tear, que irão trabalhar com artesãos com base na proposta gráfica do artista urbano Samina, revisitando desta forma uma importante tradição local.

Workshops para todas as idades

Pretendendo envolver a comunidade local, o conjunto de WORKSHOPS abrange todos os públicos e idades: Stencil orientado por Samina (dias 12 e 13 no Ciclo Criativo), Ilustração para crianças orientado por Mariana Rio (dia 17 na Biblioteca), Performance em tecido urbano – LAND (dias 10 a 16 no Cine-Teatro, com apresentação final no dia 18, às 18h, na Praça Franc. Barbosa) e Arte Urbana para idosos LATA 65 (dias 14 e 15 no Ciclo Criativo e no Quarteirão Norte).

Performance onde a música é ilustrada em parede

No dia 15, quinta-feira, às 21h30, no Quarteirão Norte, Estarreja viverá um momento único e irrepetível, que será o concerto/ performance de FILHO DA MÃE sobre uma cama de palha e ilustrado no momento e numa parede pela ilustradora CLAÚDIA GUERREIRO (mais reconhecida como a baixista dos Linda Martini).

Os músicos locais da Big Band Estarrejazz e das bandas filarmónicas terão o seu espaço nesta primeira edição do ESTAU, com concertos de TRITONO no dia 16, na Rua Luís de Camões (das Finanças), e de QUADRÂNGULO e de OTORRINO no dia 17, em vários locais entre as 15h e as 18h.

A dança e a representação também marcarão presença. Para além de LAND, o Baile dos Candeeiros no dia 14, às 21h30, na Praça Francisco Barbosa, promete ser um momento de celebração.

Filmes, exposições, conversas com artistas e visitas guiadas

O Cine-Teatro de Estarreja acolherá as estreias e ante-estreia de filmes internacionais (dias 12, 13 e 17 às 21h30), que têm como pano de fundo o tema da Arte Urbana, como ‘Graffiti Grandmas’ (Noruega, 2016) ou ‘Sky’s the limit’ (França, 2016). Por sua vez, a Biblioteca Municipal será o palco da exposição GUR com abertura no primeiro dia do festival, às 16h.

As Conversas com os Artistas (dia 10, às 21h30, na Casa da Cultura e dia 11, às 21h30, na Casa do Tear, Pardilhó) serão um espaço aberto e de diálogo que pretendem potenciar a ligação dos artistas ao público e à comunidade, para uma melhor perceção do processo criativo. Através de um programa de acolhimento, será dado a conhecer aos artistas convidados o Património Natural, Histórico, Arquitetónico e Gastronómico de Estarreja.

Abertas a todos os que queiram participar, as Visitas Guiadas (dias 16, 17 e 18) com intérprete de língua gestual, por Lara Seixo Rodrigues, partem do Multiusos (durante estes dias o Quartel General do ESTAU), em busca de novas formas de arte. Já lotado está o encontro INSTAMEET orientado pela comunidade NOW PORTO (@nowporto) no dia 18 no BioRia e nas ruas de Estarreja.

Estau com parcerias 

Tendo o ESTAU como mote e concretizando um projeto vencedor de duas colaboradoras (Olga Nunes e Inês Ribeiro) no âmbito da Plataforma “Colombo”, a CUF também se associa à iniciativa com a pintura de um muro na rua de acesso ao parque empresarial que, ao longo dos próximos meses e abordando os temas materiais da sustentabilidade, envolverá colaboradores da empresa e instituições da comunidade local, constituindo uma primeira experiência nesta ligação da empresa química ao festival. 

O ESTAU conta com outras importantes parcerias e apoios. Para deslocações dos artistas e equipa de produção, a Toyota Caetano AUTO disponibilizará 3 viaturas híbridas, mais amigas do ambiente evidenciando o lado mais ecológico do festival. De igual forma, a CP – Comboios de Portugal apoia o ESTAU.

Reforçando o convite para uma visita a Estarreja durante estes dias, torna-se fundamental a parceria dos agentes turísticos. O Hotel Tulip Inn e as unidades de alojamento local O Pátio (Canelas), Casa do Sino (Salreu) e Quinta D’Aldeia de Avanca oferecem condições especiais, numa oportunidade única para conhecer a oferta de alojamento local onde se privilegia a qualidade, o conforto e o descanso, entre o campo e a cidade.

Programa completo com mapa

Programa resumido | Versão Issuu | Workshops 

\\ Páginas do evento nas redes sociais
www.facebook.com/estarrejarteurbana | www.instagram.com/estau_estarrejaarteurbana