Festival Estarrejazz regressa com 6 concertos imperdíveis

Em outubro celebra-se o 11º Estarrejazz no Cine-Teatro de Estarreja, onde o universo do improviso encontra um novo fôlego e dimensão. Entre 6 a 15 de outubro, o jazz invade o auditório principal do CTE para 6 concertos geniais, sempre às 21h30.

segunda, 03 de outubro 2016

O contrabaixo será um gigante desta edição, com homenagem a um dos seus maiores embaixadores Charles Mingus pelo The Mingus Project (7 out. sexta, 21h30); com o concerto de um dos melhores intérpretes portugueses, o contrabaixista Carlos Barretto, que desta vez pisa o palco estarrejense com Lokomotiv, um dos mais antigos trios do jazz português, com Mário Delgado na guitarra e José Salgueiro na bateria e percussão (13 out. quinta, 21h30); e a presença de Zé Eduardo, mais um notável convidado da Big Band Estarrejazz (15 out. sábado, 21h30), que no papel de contrabaixista tocou com grandes nomes do jazz internacional, tais como Art Farmer, Kenny Wheeler, Steve Lacy, Harold Land ou Brad Meldhau.

O Estarrejazz assume uma forte componente internacional, reforçada com o trio espanhol de Pedro Calero (8 out. sábado, 21h30), inconfundível pela exclusividade e o som do órgão hammond, e o CMS – Colina, Miralta, Sambeat Trio (14 out. sexta, 21h30) que reúne três dos mais emblemáticos jazzmen no panorama europeu. A edição de 2016 do Estarrejazz abre com a Big Band e Coro do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian (6 out. quinta, 21h30).

Um percurso que está a completar 11 anos. A a­firmação do jazz num festival dedicado à divulgação e fruição do jazz contemporâneo.

Desde 2005 que o Cine-Teatro de Estarreja acolhe, anualmente, o Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja. Acontece no início do outono, com um cartaz composto por concertos de grandes músicos contemporâneos.

Ao longo de 10 edições o Estarrejazz recebeu nomes como Maria João, Bernardo Sassetti, Mário Laginha, André Fernandes, Nelson Cascais, Carlos Barretto e Carlos Bica, sem esquecer a presença de luxo de Kurt Elling.

Em 2013 o festival lançou a sua própria orquestra. A Big Band Estarrejazz, resultado dos workshops e masterclasses promovidos durante o festival, reúne jovens músicos e teve a sua estreia na 8º edição. Uma extensão da marca Estarrejazz, mas também uma montra viva da qualidade dos jovens músicos da Região de Aveiro, que tem andado em digressão pelo país.

Programa

Quinta 6, 21h30 Big Band e Coro do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian

Sexta 7, 21h30 The Mingus Project

Sábado 8, 21h30 Trio Pedro Calero