O Serafim vem contar histórias no 12º aniversário da Biblioteca Municipal

O humorista, escritor e contador de histórias, Serafim, está de regresso a Estarreja para cantar os parabéns à Biblioteca Municipal que comemora o seu 12º aniversário em outubro.

quinta, 06 de outubro 2016

O alentejano Jorge Serafim estará na Biblioteca de Estarreja nos dias 14 e 15 de outubro para participar no Jantar Literário (dia 14, sexta, 20h), orientar uma oficina de narração oral e de promoção da leitura (dia 15, sábado, 14h) e numa sessão de Histórias em Pijama (dia 15, 21h30).

Técnico na Biblioteca Municipal de Beja, Serafim desenvolve uma atividade regular na área da promoção do livro e da leitura. Como contador de histórias, tem percorrido o país de norte a sul. Tem também participado em encontros nacionais e internacionais de narração oral.

\ Programação outubro 2016 | 12º Aniversário BME

[dias 6, 13, 20 e 27, quintas-feiras]
14h30 Chá com Letras
Público-alvo: IPSS’s mediante inscrição prévia

[dia 8, sábado]
10h30 Contos com Fraldas para bebés até aos 3 anos
15h Histórias em Família para crianças e famílias
LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa

[7 a 9 | 14 a 16 | 21 a 23 | 28 a 30] 18h-23h
Exposição Biblioteca Municipal “12 anos, 12 imagens”
Projeção na fachada do Edifício

[dia 14, sexta]
20h Jantar Literário com o contador de histórias, Serafim
Inscrição até 10 de outubro | Valor 15€

[dia 15, sábado]
14h Oficina de narração oral e promoção da leitura: CONTAR e LER para RESPIRAR
Atividade orientada por Jorge Serafim

Esta oficina fundamenta-se num pressuposto essencial para a compreensão da natureza humana: contar histórias é um caminho individual onde se cruzam o conto popular, o conto de autor, os livros que nos tocam, as experiências de vida, a palavra plástica, a palavra escrita, a palavra interior. Ler, narrar e ouvir, cada vez mais, face ao universo da imagem, é despertar e reconhecer os sentidos e o corpo que temos como habitat da palavra. Ao explorar as nossas possibilidades expressivas, afirmamos o que de mais importante nos caracteriza, a individualidade. Amadurecer, é um processo de crescimento que passa pela compreensão e apreensão de diversas leituras.
Público-alvo: Educadores, Professores, Técnicos de Biblioteca e público em geral.
Gratuito. Mediante inscrição prévia até dia 12 de outubro.

21h30 Histórias em Pijama e Serão de Contos com Serafim – 21h30
Uma noite de sono e atividades na Biblioteca Municipal. Este espaço que se encontra apenas aberto enquanto o sol brilha, esconde muitas surpresas quando as luzes se apagam. As personagens ganham vida, princesas, heróis, monstros e animais selvagens saem dos livros para encantar os mais pequenos e novos tesouros são descobertos entre as estantes. As páginas dançam à noite e embalam o sono das crianças. Nesta sessão, crianças e famílias podem assistir ao Serão de Contos com Jorge Serafim.
Gratuito. Mediante inscrição prévia até dia 12 de outubro.

[dias 21 e 22, sexta e sábado]
Jornadas d@ Informação 2016 - Um (Con)Tributo para a Literacia Mediática
Mais informações e programa completo

[dia 29, sábado]
14h30 AMORfos – Oficina de arte postal e de arte por correio
Gratuito. Para M/12 anos mediante inscrição prévia.

\ Inscrições e informações
Biblioteca Municipal de Estarreja biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt | 234840614