OPJ quer ouvir as ideias dos jovens

Apresenta a tua proposta até dia 31 de outubro

Os jovens têm nas suas mãos a oportunidade de identificarem, debaterem e atribuírem prioridades a projetos para Estarreja. Até 31 de outubro podem apresentar as suas ideias na 3ª edição do OPJ - Orçamento Participativo Jovem.

sexta, 14 de outubro 2016

Dirigido aos jovens estarrejenses com idades entre os 12 e os 30 anos, este é um processo de participação cívica, da responsabilidade do Conselho Municipal de Juventude de Estarreja, que assenta na consulta direta aos jovens residentes, estudantes, trabalhadores, membros de associações ou naturais do concelho. A 3ª edição do OPJ arranca com a realização de sessões de apresentação nas escolas do 3º ciclo e ensino secundário, que decorrem até dia 20.

Os jovens podem apresentar ideias para Estarreja até dia 31 de outubro através de um formulário próprio e serão aceites propostas cujos promotores tenham participado numa das quatro sessões de trabalho agendadas para 21 de outubro no Ciclo Criativo (formulário de inscrição).

A Câmara Municipal de Estarreja afetará no Orçamento Municipal de 2017 uma verba global até 17.500,00€ para execução das propostas vencedoras. Numa novidade introduzida este ano, além das categorias de âmbito escolar e municipal, os jovens podem ainda apresentar projetos de cariz social. Neste caso, a Câmara Municipal financiará 50% da ideia com o intuito de mobilizar a comunidade em campanhas de financiamento coletivo.

Resumindo, o OPJ prevê 3 tipos de projetos/investimentos:
. Âmbito Escolar (5.000,00€)
. Âmbito Municipal (10.000,00€)
. Âmbito Social (projeto até 5.000,00€. Será selecionado 1 projeto e o seu financiamento será de 50% garantido - até 2.500€ - pela Câmara Municipal e os restantes através de financiamento coletivo/ crowdfunding).

O OPJ tem o propósito de incentivar a participação ativa e direta dos jovens, envolvê-los no processo de decisão política e contribuir para uma cidadania participada e responsável.

Calendário 2016
. Sessões de apresentação: até 20 de outubro
. Sessões de trabalho: 21 de outubro [Ciclo Criativo: 10h | 14h30 | 18h | 21h30]
. Apresentação de propostas: até 31 de outubro