Câmara de Estarreja associa-se ao Serviço Voluntário Europeu

Até 20 de outubro decorrem inscrições para projeto em Espanha

quarta, 19 de outubro 2016

Viajar e adquirir competências são os principais objetivos do SVE – Serviço Voluntário Europeu ao qual a Câmara Municipal de Estarreja acaba de aderir. Estarreja é o primeiro (e único) município no Distrito de Aveiro a ser reconhecido como organização acreditada do SVE.

Neste processo, a Câmara Municipal de Estarreja é agora uma organização de Envio, Acolhimento e de Coordenação acreditada pela Agência Nacional do Programa Erasmus+. Com esta associação ao SVE, a autarquia estarrejense permite disponibilizar aos jovens estarrejenses mais uma oportunidade para a aquisição de novas competências a nível pessoal, educacional, social e profissional, bem como, a aprendizagem de novas línguas e a descoberta de novas culturas.

O SVE permite, sem custos, aos jovens dos 17 aos 30 anos, num período que pode ir até doze meses, desenvolverem uma ação de voluntariado num país diferente do seu país de residência, no contexto dos países do Programa.

Pretende-se com o SVE a criação de uma visão de serviço cívico, de apoio comunitário, de defesa dos mais desfavorecidos, de partilha constante, de dádiva sem nada esperar em recompensa. Para as associações que recebem os voluntários, são-lhes garantidos os meios financeiros para as viagens, o alojamento, a alimentação, as despesas correntes, a formação e os cursos linguísticos. É uma parceria win-win para todos os intervenientes.

Lista completa e organizada por distrito e região autónoma das organizações com acreditação válida para o SVE em Portugal: https://www.juventude.pt/noticias.php?id=85

» Até 20 de outubro: Abertas inscrições para o projeto "Learning and growing through volunteering with Diagonal España"

A organização de Acolhimento e também Coordenadora do projeto é a Diagonal Espanha (http://diagonalesp.org/en/), de Granada. A organização de Envio portuguesa será a AJITER.

Este projeto de voluntariado em Granada irá envolver durante 9 meses uma equipa composta por um(a) jovem português e 2 jovens polacos em torno de 3 áreas de competências principais: Comunicação, Acessibilidade e aprendizagem à distância (e-Learning).

Prepara o teu CV e carta de motivação em inglês para enviarmos aos parceiros para a seleção final. Temos uma vaga para jovens entre os 18 e os 30 anos de idade. O prazo para candidaturas para este projeto decorre até ao dia 20 de outubro de 2016.

Mais informações sobre o projeto através do e-mail: hilario.matos@cm-estarreja.pt

Nota: A data prevista de início deste projeto de voluntariado terá de ser no máximo até 1 de novembro de 2016.

Sobre o SVE – Serviço Voluntário Europeu

O que é?

O SVE é uma oportunidade de voluntariado internacional realizado no âmbito do Erasmus+. Este ano celebra os seus 20 anos de existência e já mais de 100 mil jovens europeus realizaram projetos SVE ao longo destes 20 anos.

O Erasmus+ é o Programa da Comissão Europeia para a Juventude e o Desporto, a Educação e a Formação, para o período de 2014 a 2020. O SVE integra-se na Ação chave 1 – Mobilidade deste programa.

Esta atividade permite que jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos expressem o seu empenho pessoal através de serviço voluntário não remunerado, a tempo inteiro, por um período máximo de 12 meses, noutro país situado dentro ou fora da União Europeia. Os jovens com menos oportunidades podem receber suporte adicional para permitir a sua participação, sendo-lhes igualmente permitido realizar o SVE por um período mais curto de tempo (de 2 semanas ou superior).

A participação numa atividade do SVE deve ser gratuita para os voluntários, à exceção de um possível contributo para as despesas de viagem (caso a subvenção Erasmus+ não cubra a totalidade das referidas despesas) e para despesas adicionais não associadas à realização da atividade. Os custos básicos da participação dos voluntários na atividade do SVE são cobertos pela subvenção Erasmus+ ou através de outros meios atribuídos pelas organizações participantes.

NOTA: As seguintes atividades não são consideradas parte do Serviço Voluntário Europeu no âmbito do Erasmus+: voluntariado casual, não estruturado ou a tempo parcial; uma experiência laboral numa empresa; um emprego remunerado; uma atividade recreativa ou turística; um curso de línguas; exploração de mão-de-obra barata; um período de estudo ou formação profissional no estrangeiro.

Como fazer SVE em 3 passos:

Passo 1:
Para descobrires todas as oportunidades de SVE disponíveis deves aceder ao Portal Europeu da Juventude (europa.eu/youth/volunteering_pt) e encontrar a melhor oportunidade para ti.

Passo 2:
Depois de descobrires a tua oportunidade ideal é tempo de fazer 2 coisas:
.1 – enviar os teus dados para a organização que coordena o projeto e fazer os possíveis para seres selecionado(a) para aquele projeto de voluntariado internacional.
Se não fores selecionado(a), não desesperes… Há muitos outros que te poderão agradar. Tenta de novo!

.2 - Encontrar uma organização acreditada portuguesa que te possa ajudar no envio para o projeto em que foste selecionado(a). Podes descobrir todas as organizações acreditadas em Portugal, e as que estão perto de ti, em www.juventude.pt

Passo 3:
Ir e viver uma experiência absolutamente inesquecível.

Existem despesas associadas a este projeto para os participantes?
O Programa Erasmus+ suporta as viagens, o alojamento, a alimentação e todas as despesas com o projeto para os participantes, que recebem ainda um pocket money para as suas despesas pessoais, têm seguro e aulas da língua do país onde realizam o seu projeto. O voluntário não recebe qualquer salário ou remuneração pelo seu trabalho voluntário.