LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa [Programação outubro – dezembro 2016]

sexta, 21 de outubro 2016

Assente nos princípios de educação pela arte e da aprendizagem ao longo da vida, o Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) surge como plataforma municipal que abraça os projetos educativos e artísticos dos vários equipamentos culturais, constituindo-se uma verdadeira rede de programação intramunicipal dentro das áreas educativa, cultural, científica e criativa.

Através de um programa pensado para cada público, transversal a todas as idades, com atividades de fruição e intervenção artística e estimulação da criatividade, o LAC afirma-se como serviço municipal de referência, em constante movimento, além de se assumir como ferramenta essencial na motivação do sentido crítico, tirando partido da veia criativa de cada um.

SÁBADO 29 OUTUBRO 11H00 CINE-TEATRO ESTARREJA
Workshop de Dança com o coreógrafo Paulo Ribeiro
Escrita coreográfica. “Ceci N’est Pas Un Filme. Dueto para Maçã e Ovo”

PARTICIPAÇÃO GRATUITA (SUJEITA A INSCRIÇÃO) | LIMITE PARTICIPANTES 16 | 90MIN | > 16 ANOS

“O que me interessa quando ensino ou quando coreografo é a verdade do movimento, a sua ancoragem em nós, a sua sinceridade, a sua capacidade de nos surpreender mesmo saindo do nosso interior.” Paulo Ribeiro

Inscrições até 26 de outubro para promocao@cm-estarreja.pt

SÁBADO 29 OUTUBRO 21H30 CINE-TEATRO ESTARREJA
“Ceci c’est pas un film. Dueto para Maçã e Ovo”, de Paulo Ribeiro
AUDITÓRIO 5€/ 3€ (CARTÃO AMIGO, CARTÃO SÉNIOR E JOVEM MUNICIPAL)

DANÇA CONTEMPORÂNEA | 60 MIN | M/12 | ESPETÁCULO COM SERVIÇO COM BABYSITING

Não ilustramos um filme. Dialogamos com imagens, imagens com passado mas futuro incerto. Imagens que se vão habitando de gente, de vida, de vivências, de histórias suspensas... Amor, imagem entre o tempo que se arrasta rodopiando sobre si próprio e o dueto que de tanto querer voar, se amarra ao seu próprio chão.

SÁBADO 29 OUTUBRO 14h30 ~ 17h00 BIBLIOTECA MUNICIPAL
AMORfos, Oficina de Arte Postal e Arte por Correio

PARTICIPAÇÃO GRATUITA (SUJEITO A INSCRIÇÃO ATÉ 26 DE OUTUBRO)

Oficina para explorar materiais e técnicas de expressão plástica comum à Arte Postal, assim como transmitir informações sobre a regulamentação de envio postal dos CTT, no que respeita a esta arte. Ainda uma breve conversa sobre importantes artistas plásticos. Serão criados objetos artísticos com o propósito de serem remetidos aos participantes.

QUINTA 8 DEZEMBRO 10H30 CINE-TEATRO ESTARREJA
Crassh Babies
Bebés + Pequenos + Família & Performance

PALCO 4€ BEBÉ | CRIANÇA / ENTRADA GRATUITA PARA 2 FAMILIARES

LIMITADO A 22 BEBÉS | CRIANÇA + 44 ACOMPANHANTES
MÚSICA | 50 MIN. | 0 AOS 6 ANOS
SESSÃO PARA ESCOlAS NO DIA 9 DEZEMBRO 10H30
2,5€ LIMITADO A 60 CRIANÇAS + ACOMPANHANTES (GRATUITO)

CRASSH é um projeto vencedor de vários prémios nacionais e recentemente vencedor do Prémio “Público” no Festival Internacional de Teatro de Castilla e Leon - Espanha. Apresentando a sua vertente para bebés, crianças e famílias, numa combinação única de percussão, movimento e comédia visual, em que tudo é pretexto para produzir som, com uma energia contagiante e com diferentes sonoridades, da voz aos tubos de pvc passando por objetos do quotidiano, tudo serve para estimular os sentidos dos mais pequenos e proporcionar momentos únicos entre pais e filhos. Com esta relação entre sons, crianças e os acompanhantes a diversão está garantida.

+ Info e inscrições escolas até 30 de novembro para promocao@cm-estarreja.pt

SÁBADO 10 DEZEMBRO 10H00-12H00 CINE-TEATRO ESTARREJA
Workshop Dança com Né Barros “Lastro, O corpo e o lugar”
Lotação limitada a 15 pessoas > 10 anos | inscrições até 8 de dezembro para promocao@cm-estarreja.pt PARTICIPAÇÃO GRATUITA

SÁBADO 10 DEZEMBRO 21H30 CINE-TEATRO ESTARREJA
Lastro, De Né Barros
AUDITÓRIO 5€ / 3€ (CARTÃO AMIGO, CARTÃO SÉNIOR E JOVEM MUNICIPAL)

DANÇA CONTEMPORÂNEA | 60 MIN. | M/6

Sob um céu estranho os corpos vão ocupando um lugar e gerando a sua rotina e as suas ligações. Os movimentos dos corpos juntamente com o dispositivo cénico, criam o lugar teatral, um lugar subjetivo, em mudança, um lugar que é feito de memória. Simultaneamente previsível e imprevisível, o lastro é também o peso que afunda os corpos e, neste caso, que os assombra. O céu pode cair e seria a última coisa que poderíamos prever. Como num sem-saída, não se progride, a coreografia é uma marcha num continuum infinito, não levará a lado algum.

SÁBADOS 12 novembro/ 10 dezembro 10h30 BIBLIOTECA MUNICIPAL
Contos com Fraldas*

Hora do Conto para bebés dos 6 meses aos 3 anos. A partilha de emoções através da leitura de sons e de ritmos inseridos nas histórias contadas. A aquisição de capacidades linguísticas através dos livros e das ilustrações. Esta sessão permite que os bebés entrem num novo mundo de experiências.

SÁBADOS 8 outubro / 19 novembro/ 17 dezembro 15h00 BIBLIOTECA MUNICIPAL
Histórias em Família*

As histórias encantadas ganham vida num momento de partilha entre pais e filhos. As fadas trazem pó mágico através das palavras escritas e os leões saltam das ilustrações para encorajar as crianças a descobrir um mundo encantado. Numa sessão repleta de magia e surpresas, as famílias irão viajar num mundo imaginário onde o Livro é sempre o protagonista.

*Participação gratuita. Inscrições até à 5ªfeira anterior à sessão | biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt | 234840614

Até 6 março
Concurso Correntes de Imaginação
Rede de Bibliotecas

Entre na corrente de imaginação e seja criativo! “Estarreja com Eça” é o tema da versão inaugural do concurso Correntes de Imaginação. É aberto a todos os Munícipes que se queriam aventurar no mundo da escrita (prosa e poesia). A iniciativa é da Rede de Bibliotecas de Estarreja e visa promover e estimular o interesse pelas artes. Os trabalhos deverão ser entregues até 6 de março de 2017 na Biblioteca.