Cartas da Guerra nas Quintas de Cinema

quarta, 02 de novembro 2016


Amanhã, pelas 21h30, nas “Quintas de Cinema”, no Cine-Teatro de Estarreja será exibida a longa-metragem “Cartas da Guerra” de Ivo M. Ferreira, que esteve em competição no Festival de Cinema de Berlim. O filme baseia-se nas cartas que o escritor António Lobo Antunes escreveu à mulher que estava grávida em Lisboa entre 1971 e 1973 quando este estava em Angola como alferes miliciano. Uma obra tocante e muito singular que será mote para uma conversa que se seguirá à exibição do filme.

Como habitual nestas sessões também será exibida uma curta-metragem. “Timor Loro-Sae” de Vítor Lopes é a escolha para este dia especial, uma animação que fala sobre os 26 anos  de ocupação Indonésia em Timor.

Após o filme o espaço de debate estará aberto, tendo como convidados especiais Anabela Oliveira e José Fernando Correia. Anabela Oliveira professora auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, especialista nas relações entre a literatura e o cinema falará sobre a obra tendo em conta a sua relação com o livro de António Lobo Antunes. José Fernando Correia, colaborador da Rádio Voz da Ria e veterano de guerra que esteve em Angola na mesma época, e em área próxima ao do protagonista do filme, falará sobre a sua visão enquanto ex-combatente.

O público fica assim convidado a ouvir estes dois depoimentos sobre a obra e também a partilhar o seu ponto de vista, numa conversa que pretende criar um espaço de debate e encontro para aqueles que gostam de cinema.

Esta será a primeira de uma série de conversas que vão decorrer na programação de cinema realizada pelo Cine-Clube de Avanca nas Quintas de Cinema.

Dia 24 de novembro, em vésperas do  Dia Mundial de Luta Contra a Violência contra as Mulheres, a conversa regressa desta vez em torno desta temática com a exibição do filme “Miss Violence” de Alexandros Avranas. Nesta sessão também será exibida a curta-metragem “Deus Providenciará” de Luís Porto que fala de uma mulher de fortes convicções morais e religiosas que depois de sofrer uma violação se vê num dilema.

As Quintas de Cinema resultam de uma parceria do Município de Estarreja com o Cine-Clube de Avanca e contam com o apoio do ICA/ Ministério da Cultura.