Nova Calendarização do Orçamento Participativo Jovem 2016/2017

A Câmara Municipal de Estarreja decidiu prolongar os prazos do OPJ – Orçamento Participativo Jovem 2016/2017, com o objetivo de aumentar a adesão dos jovens estarrejenses. Desta forma, podem apresentar as suas ideias até dia 2 de dezembro.

quinta, 17 de novembro 2016

O OPJ tem o propósito de incentivar a participação ativa e direta dos jovens, envolvê-los no processo de decisão política e contribuir para uma cidadania participada e responsável. Assim, com a nova data de entrega de propostas, dia 2 de dezembro, pretende-se uma maior abrangência, com mais tempo para submissão de propostas, e consequentemente o aumento da participação dos jovens estarrejenses com idades entre os 12 e os 30 anos.

A Câmara Municipal de Estarreja afetará no Orçamento Municipal de 2017 uma verba global até 17.500,00€ para execução das propostas vencedoras. Numa novidade introduzida este ano, além das categorias de âmbito escolar e municipal, os jovens podem ainda apresentar projetos de cariz social. Neste caso, a Câmara Municipal financiará 50% da ideia com o intuito de mobilizar a comunidade em campanhas de financiamento coletivo.

Resumindo, o OPJ prevê 3 tipos de projetos/investimentos:
• Âmbito Escolar (5.000,00€)
• Âmbito Municipal (10.000,00€)
• Âmbito Social (projeto até 5.000,00€. Será selecionado 1 projeto e o seu financiamento será de 50% garantido - até 2.500€ - pela Câmara Municipal e os restantes através de financiamento coletivo/ crowdfunding).

Nova Calendarização 2016
• Sessões de trabalho nas escolas: 21 a 25 de novembro
• Data limite da entrega de propostas: 2 de dezembro. Formulário de Participação
• Assembleia Municipal Jovem: 12 de dezembro, às 9h30 no Cine-Teatro de Estarreja

• Consulte aqui o regulamento.