Feliz Natal… com uma Árvore Natural!

Após seis anos consecutivos da realização da campanha “Feliz Natal… com uma Árvore Natural”, em 2016 a Câmara Municipal de Estarreja não concretizará a bem sucedida campanha, por diversos fatores relacionados com os objetivos que estiveram na sua génese.

quinta, 24 de novembro 2016

Quando surgiu, o principal objetivo da iniciativa foi sensibilizar a população para o respeito pela floresta e ordenamento florestal, dando, simultaneamente, resposta à necessidade de desbaste de Pinheiros (Pinus pinaster), para possibilitar a regeneração de Pinheiros Mansos (Pinus pinea) no Eco Parque Empresarial de Estarreja.

A continuidade desta ação ficou comprometida, não só pelo facto desta zona ter sido atingida pelos incêndios do último verão, destruindo muitos pinheiros, mas também outros fatores, como a construção de novas unidades industriais no Eco-Parque Empresarial e a falta de necessidade de desbaste na zona de pinheiros mansos, contribuíram para a não concretização desta atividade.

Apesar de não se concretizar a campanha realçamos a importância de respeitar a floresta na quadra natalícia em que são comuns os atentados à Natureza, com o corte indiscriminado de pinheiros para decoração.

Sensibilizamos igualmente a população para a preservação das áreas verdes de forma a evitar incêndios que destroem a Natureza.

Por um Natal Feliz e consciente!