“Quintas de Cinema” assinalam o Dia Internacional Pela Eliminação Da Violência Sobre As Mulheres

Hoje às 21h00 no Cine-Teatro de Estarreja será exibida a longa-metragem “Miss Violence”, mais uma estreia nacional, em véspera do Dia Internacional Pela Eliminação Da Violência Sobre As Mulheres.

quinta, 24 de novembro 2016


Após o filme haverá um debate no qual participará a Dra. Patrícia Pinho do Núcleo de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica do Distrito de Aveiro – Cáritas Diocesana, uma representante do Movimento Democrático das Mulheres de Aveiro e do NIAVE da GNR de Aveiro. Testemunhos importantes para uma conversa que promete colocar-nos perante "evidências invisíveis" de um problema grave.

“Miss Violence”, de Alexandros Avranas, conquistou o Leão de Prata como Melhor Realizador, no 70º Festival de Cinema de Veneza. O filme é uma poderosa denúncia à violência doméstica e ao abuso infantil. No dia do seu 11º aniversário Angeliki salta para a morte atirando-se do terraço. Enquanto a polícia e os Serviços Sociais tentam perceber a razão deste aparente suicídio, a família de Angeliki continua a insistir de que se tratou de um acidente. Qual foi o segredo que a jovem levou com ela? Porquê a sua família persiste em tentar “esquecer” a sua morte e prosseguir com a sua vida? Estas são as respostas que os funcionários dos Serviços Sociais procuram quando visitam a casa impecavelmente limpa e ordenada da família. O pai certifica-se que não falte nada e que tudo está onde pertence.

Como habitual nestas sessões também será exibida uma curta-metragem. O filme “Deus Providenciará” de Luís Porto, vencedor do Prémio Estreia Mundial de Curta-Metragem no festival de Avanca na edição de 2015 fala de uma mulher de fortes convicções morais e religiosas que depois de sofrer uma violação se vê num dilema. Um filme forte que não deixará ninguém indiferente. Nesta sessão especial contamos com a presença do realizador Luís Porto e da produtora Laura Milheiro que irão participar na conversa que se seguirá ao filme.

Tendo em conta que as “Quintas de Cinema” têm um novo formato, foi necessário adaptar o horário na época de inverno, iniciando as sessões às 21h00.