Deputados do PSD visitam o Eco-Parque Empresarial e o Complexo Químico de Estarreja

Apostados em conhecer melhor o PACOPAR – painel consultivo comunitário do programa atuação responsável de Estarreja - e a dinâmica empresarial e industrial do Município de Estarreja, no passado dia 21 de novembro, os Deputados do Partido Social Democrata (PSD), eleitos pelo círculo de Aveiro, visitaram o Concelho.

quarta, 07 de dezembro 2016

Numa sessão de trabalho que decorreu no Centro de Negócios do Eco-Parque Empresarial, foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal e pelas Empresas do Complexo Químico de Estarreja, que compõem o PACOPAR.

Pedro Gonçalves, Secretário do PACOPAR e Diretor Industrial da CIRES, apresentou o PACOPAR, dando a conhecer a sua missão (melhorar continuamente a qualidade de vida de Estarreja, carregando sinergias para promover um desenvolvimento sustentável) e alguns dos projetos e atividades que ao longo dos anos tem desenvolvido e apoiado na comunidade, em áreas muito distintas, nomeadamente, Ambiente, Saúde, Segurança e Prevenção de Riscos, Educação, Comunicação e Solidariedade Social.

Algumas das empresas do CQE, que em 2001 constituíram o PACOPAR, também acompanharam a visita, designadamente a CUF –QI, a Air Liquide, a CIRES, Lda, e a Dow Portugal.

Mesquita Sousa, Diretor de Operações e de Energia da CUF, fez uma breve apresentação do Complexo Químico de Estarreja, que emprega mais de 600 pessoas no seu conjunto, aproveitando para reforçar a mensagem que tem vindo a ser veiculada à tutela e que se prende com os custos diretos de produção. Estes custos representam uma das maiores dificuldades com que todas as empresas se deparam, constituindo uma forte ameaça ao seu desenvolvimento, expansão e crescimento das empresas. O elevado custo da energia elétrica e do gás natural, com um consecutivo aumento desde 2010, é, claramente, um dos grandes fatores de perda de competitividade face à sua concorrência europeia. O peso do custo da energia representa, em média, cerca de 60% dos fatores diretos de produção o que quando comparado, por exemplo, com a Espanha constitui uma clara desvantagem.

No final desta sessão de trabalho, foi realizada uma visita às empresas do Complexo Químico de Estarreja supramencionadas e ao Eco-Parque Empresarial.

Terminada a visita, os Senhores Deputados, mais cientes da realidade e das dificuldades, registaram as preocupações das empresas do CQE e do Município de Estarreja, deixando a garantia de que estarão mais atentos a todas as questões levantadas ao longo da visita e que acompanharão estas matérias junto da tutela, questionando o Governo sempre que esteja em causa a competitividade das nossas empresas e, consequentemente, a empregabilidade.