Programação de janeiro da Biblioteca Municipal de Estarreja

terça, 03 de janeiro 2017

Dia 7, sábado, 10h30
Contos com Fraldas
Hora do Conto para bebés dos 6 meses aos 3 anos. A partilha de emoções através da leitura de sons e de ritmos inseridos nas histórias contadas, são reconfortantes para os bebés. A aquisição de capacidades linguísticas é possível através dos livros e das ilustrações. Esta sessão permite que os bebés entrem num novo mundo de experiências com o verbo “brincar” como ator principal.
Próximas edições: sábados 11 fevereiro e 4 março | 10H30 Participação gratuita (sujeito a inscrição)

7 a 28 janeiro, 16h
Exposição Raízes – Mar, Ria, Terra e Gentes, de Conceição Oliveira
Com a Exposição Raízes pretende-se dar a conhecer o trabalho pictórico de Conceição Oliveira (sob o pseudónimo de SARO) no âmbito das várias técnicas de pintura que utiliza: acrílico sobre tela, óleo, técnicas mistas e aguarela, resultado de uma mescla de várias correntes ou escolas (impressionismo, realismo, surrealismo… entre outras). Neste tema (Raízes), podem ser observadas paisagens ligadas à água (Mar e Ria de Aveiro), gentes (figurativo) e modos de vida (Arte Xávega, pesca…).

Dia 10, terça-feira, 14h30
Estafeta de Contos
Projeto inserido no encontro de narração oral “Palavras Andarilhas”, organizado pela Biblioteca Municipal Beja. A BME acolhe, pela primeira vez, a Estafeta de Contos, recebendo um contador que consigo trará uma mala cheia de histórias para partilhar, mala que seguirá para outro canto do país…

Dias 18 e 19, quarta e quinta, 10h30
Apresentação do livro “RAMIRO e o MOLICEIRO – entre a Ria e o Palheiro”, de Conceição Maia Rocha de Oliveira
"Ramiro e o Moliceiro – Entre a Ria e o Palheiro" da autoria de Conceição Oliveira, com belíssimas ilustrações de Maria Clara Maia, é um livro infanto-juvenil (também apreciado por adultos…). Baseado numa lenda de Aveiro sobre a origem do barco Moliceiro, do palheiro da Costa Nova e do Sal, é uma história simplificada, repleta de magia (o mito da sereia) escrita quase sempre em verso e de onde se recolhem alguns valores que as crianças assimilarão: o amor, o carinho, a dedicação ao trabalho, o ir à escola para aprender.

Dia 20, sexta-feira, 21h30
Gentes da nossa terra… com Narciso Almeida e Costa mais conhecido por “O Portugal”
A Biblioteca Municipal homenageia e dedica a tertúlia “Gentes da nossa terra a Narciso Almeida e Costa, mais conhecido por “O Portugal” ou o “Homem do Charuto”. Natural de Estarreja, nasceu a 1 de dezembro de 1935 no lugar de Beduído, e inspirado na sua experiência pessoal e no seu prazer de viver, começou a escrever, relatando em versos a sua vivência quotidiana. Tem até ao momento dois livros de quadras: “Um olhar sobre o passado e o presente” de 2015 e “Quadras soltas da minha memória” de 2016.

Dia 26, 14h30 às 17h
Workshop e-faturas
Espaço Internet da Biblioteca Municipal de Estarreja
Entidade Formadora: Câmara Municipal de Estarreja
Destinado ao público em geral.
Inscrições gratuitas até ao limite de 12 pessoas por sessão.
Requisitos: Nº de contribuinte e palavra passe para entrar no Portal das Finanças
Próxima sessão: 9 fevereiro

Dia 28, sábado, 15h
Histórias em Família
As histórias encantadas ganham vida num momento de partilha entre pais e filhos. As fadas trazem pó mágico através das palavras escritas e os leões saltam das ilustrações para encorajar as crianças a descobrir um mundo encantado. Numa sessão repleta de magia e surpresas, as famílias irão viajar num mundo imaginário onde o Livro é sempre o protagonista.
Próximas edições: sábados 25 fevereiro e 25 março | 15H30 Participação gratuita (sujeito a inscrição)

+Informações
Biblioteca Municipal