Estarreja já respira Carnaval!

segunda, 16 de janeiro 2017

A Câmara Municipal de Estarreja e a Associação do Carnaval de Estarreja (ACE) apresentaram a edição de 2017 do Carnaval de Estarreja, numa conferência de imprensa que decorreu no Café-concerto do Cine-Teatro no dia 12 de janeiro.

“O principal evento do concelho” absorve um “investimento considerável” que ultrapassa os 300 mil euros, conforme adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja. Para Diamantino Sabina, o Carnaval está a crescer e a organização está a dar “passos afirmativos” para um evento maior, mais qualificado e mais atrativo.

A transformação começará este ano com melhorias no acolhimento do público, na estratégia de comunicação, a nível logístico e na programação. “Os visitantes vão ser muito bem recebidos” sublinha o Vereador da Câmara Municipal, João Alegria.

O responsável expressou um dos principais objetivos da programação deste ano e que passa pelo envolvimento da comunidade, por exemplo ao proporcionar visitas aos espaços onde tudo começa, concebendo um programa designado por “Fábrica da Fantasia”, cujo objetivo é mostrar o processo de trabalho que os Grupos de Folia e as Escolas de Samba desenvolvem nas suas sedes. Estas visitas aos bastidores do carnaval decorrerão nos dias 11 e 19 de fevereiro, quando os preparativos estão em fase de ebulição, e a participação é gratuita e sujeita a inscrição para carnavalcomunica@cm-estarreja.pt, até dia 8 de fevereiro.

Outro toque de chamada, muito dirigido à comunidade, é o projeto “Toc’Acordar”, que pretende juntar músicos e não músicos, gentes de todos os lugares, pequenos e graúdos, à volta de um projeto de percussão onde os interessados participam em oficinas que resultarão numa parada e espetáculo de palco no dia 25 de fevereiro. Um projeto de percussão criativa com a assinatura dos Crassh. “Façam barulho, com alegria e espírito de Carnaval”, convida João Alegria.

Recuperando tradições, a chegada dos reis vai acontecer em noite de Marchas Luminosas (dia 22) na Estação da CP e os bailes de Carnaval assumirão um papel fundamental na noite de segunda-feira, dia 27 de fevereiro. O “Giro de Bailes” começa no tradicional baile de farnel dos Bombeiros Voluntários, passa pelo Cine-Teatro com música ao vivo do angolano Chalo Correia e termina com o concerto de Forró Miór na Praça Francisco Barbosa. A festa entra pela noite dentro nos bares da cidade.

Outra das inovações deste ano passa pela integração do Cine-Teatro que durante estes dias passa a ser um CTE Folião. Pelo seu palco passarão nomes como Eduardo Madeira, Hugo Sousa e João Seabra, numa produção exclusiva denominada “Estarreja Comedy Show” agendada para dia 11, e António Zambujo que brinda o Carnaval de Estarreja com ritmos da MPB ao cantar Chico Buarque no dia 18.

O Carnaval Infantil será o primeiro grande desfile a sair à rua onde os mais pequenos brincam ao Entrudo, estando contabilizada para já uma participação de 1200 figurantes no dia 19 de fevereiro.

Nas sedes dos grupos de Carnaval, “vão-se desenvolvendo os seus enredos e já se perdem noites em Estarreja”, diz Pedro Mendes, Presidente da Associação do Carnaval de Estarreja. “O investimento dos grupos é brutal” e Pedro Mendes antevê um Grande Corso ainda mais espetacular com a presença de 5 escolas de samba e 7 grupos de folia. Para tal contribuirá o aumento do subsídio direto da Câmara, visto como “extremamente importante” para reforçar a qualidade com que se apresentam os grupos. “Estão criadas as condições para que seja um grande Carnaval. Estamos a trabalhar nesse sentido”, sublinha.

O preço dos bilhetes para os Grandes Corsos, que se realizam a 26 (domingo de Carnaval) e 28 de fevereiro (terça-feira), mantem-se, sendo de 5€ para a entrada e 5€ para as bancadas, e podem ser adquiridos a partir de 1 de fevereiro, na Casa Municipal da Cultura (mais informações aqui).

A Lókas é a simpática mascote do Carnaval

Durante a sessão foi apresentada a imagem do Carnaval que retrata um elemento visual e simbólico relacionado com o concelho. A ilustração inspirada na espécie Lutra-lutra, a comum lontra, saiu da toca, onde se esconde durante todo o ano, para festejar o Carnaval e transformar-se no que quiser com a ajuda das máscaras e fantasias. Assim nasce a nova mascote do Carnaval de Estarreja, a brincalhona e simpática Lókas.

“Rostos do nosso Carnaval” valoriza os protagonistas

“Rostos do nosso Carnaval” é um projeto já lançado nas redes sociais e que está a ter um feedback muito positivo. Com esta iniciativa, a organização quer valorizar as pessoas que fazem o Carnaval, seja do passado, do presente ou do futuro do evento que tanto orgulha e está enraizado nesta população. Com estes vídeos pretende-se dar a conhecer rostos cujas histórias podem ser desconhecidas pela maioria mas merecem ser partilhadas e vividas por todos. A organização aceita sugestões, basta enviar um e-mail para carnavalcomunica@cm-estarreja.pt e explicar porque razão essa pessoa pode ser um “Rosto do nosso Carnaval”!