Estarreja assinala o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Terça, 31 de Janeiro 2017


O Dia Mundial do Cancro é um evento global que une a população em torno da luta contra o cancro. Destina-se a salvar vidas humanas, através da sensibilização e da educação. Através da divulgação de informação sobre cancro, todos podemos ser agentes ativos na prevenção do cancro e na defesa dos direitos dos doentes oncológicos, lê-se na página da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O Município de Estarreja associa-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro e promove um conjunto de iniciativas, entre palestras, concerto e workshops para assinalar o Dia Mundial da Luta contra o Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro.

O Café-concerto do Cine-Teatro de Estarreja (CTE) recebe no dia 2, quinta-feira, a Palestra “Cancro com Humor”, com Marine Antunes. No sábado, dia 4, realiza-se na Biblioteca Municipal uma palestra sobre os desafios atuais para o doente e para a comunidade.

O palco do CTE acolhe no domingo à tarde o Encontro de Coros a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro, com a participação do Orfeão Egas Moniz, Orfeão da Banda Visconde de Salreu e o Coro “Os Afónicos” da Casa do Pessoal da RTP. O programa encerra a 11 de fevereiro na Biblioteca com um workshop onde serão abordados temas como a alimentação e a agricultura.

Programa

2 fev. quinta | Palestra “Cancro com Humor” com Marine Antunes
21h30 | Café-Concerto Cine-Teatro de Estarreja [Entrada gratuita]

Marine Antunes, 26 anos, autora do projeto “Cancro com Humor”, criativa, escritora, cronista, palestrante, é, sobretudo, uma desassossegada. Sobrevivente do cancro, sobrevivente à perda e a voz dos Carecas Power, usa o humor como ferramenta para nos contar a sua história e dar o seu ponto de vista sobre o mundo do cancro. Uma conversa sem tabus, autêntica, divertida e inspiradora. Porque ter cancro, não é Ser Cancro.

Levantamento de bilhete obrigatório na Bilheteira do Cine-Teatro de Estarreja até 1 hora antes do início do espetáculo | entrada sujeita à lotação da sala.

4 fev. sábado | Cancro: desafios atuais para o doente e para a comunidade
15h-18h | Biblioteca Municipal [Entrada gratuita]

Participação:
. Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Centro
. Sociedade Portuguesa de Oncologia
. Sofia Lisboa, autora do livro “Nunca desistas de viver”
. uAPHu - Associação Pais Heróis, uma associação que apoia pais e meninos do IPO
. APLAS – Associação Princesa Leonor Aceita e Sorri

5 fev. domingo | Encontro de Coros a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro
16h | Cine-Teatro [Bilhete 8€]

Numa iniciativa do Núcleo de Estarreja da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o intuito de angariação de fundos para esta instituição, o repto de subirem ao palco do CTE para o Encontro de Coros do Município foi lançado e o desafio foi aceite.

Orfeão Egas Moniz, Orfeão da Banda Visconde de Salreu e o Coro “Os Afónicos” da Casa do Pessoal da RTP, este como convidado, elevaram as suas vozes a favor de uma causa tão nobre e disseram: presente! Todos somos poucos. Compareça e colabore!


11 fev. sábado | Workshop
15h às 18h | Biblioteca Municipal [Entrada gratuita]

Alimentação anti cancro, nutricionista e autora Magda Roma

Alcalinidade do organismo para combater as doenças, Francisco Corrêa

A agricultura e o cancro, João Henriques

As emoções do passado e do presente condicionam a nossa vida, Maria João Dias