A Câmara está a “mudar o dia-a-dia de muitas pessoas”

​​​​​​​Inauguração das ruas do Outeiro da Bandeira e do Fojo, em Avanca

quinta, 02 de fevereiro 2017

A Câmara Municipal de Estarreja inaugurou no último sábado dois importantes investimentos na rede viária da freguesia de Avanca que totalizam os 345 mil euros: as empreitadas de alargamento e beneficiação da Rua do Outeiro da Bandeira e da Rua do Fojo. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, referiu-se a outras duas importantes empreitadas em curso e há muito reclamadas pela população: na Rua Angélico Neves, Avanca, e na Rua Lauro Ramos, em Veiros.

Reivindicadas há largos anos, as melhorias agora implementadas estendem-se por mais de 2 quilómetros desde a Rua do Outeiro da Bandeira e Travessa do Outeiro da Bandeira, incluindo caminhos adjacentes, até à Rua do Fojo, englobando ainda a Travessa da Fonte e o Beco dos Vassoureiros.

Obras eram reivindicadas pela população

Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja afirmou que no início do seu mandato foram elencadas três situações prioritárias para resolver no mapa concelhio da rede viária: as ruas do Outeiro da Bandeira e Angélica Neves, em Avanca, e a Rua Lauro Ramos, em Veiros. “Obras reivindicadas há anos e que teriam de ser feitas”, reforçou o autarca.

A primeira foi inaugurada no passado sábado, 28 de janeiro. Com um investimento municipal considerável, de 253.064,40€, a Rua do Outeiro da Bandeira, apresenta hoje ótimas condições de circulação e de segurança. Uma moradora, com 98 anos, lembrou o progresso dos anos: “era um caminho, cheio de lama”, disse. Diamantino Sabina acrescentou que “hoje a realidade é outra, a rua está nova, indo de encontro aos anseios de moradores e utilizadores” ao que a avancanense reforçou que “até dá gosto olhar”.

Para além da beneficiação da via, foram instaladas infraestruturas de saneamento, beneficiadas as redes de abastecimento de água, escoamento de águas pluviais, além da colocação de sinalização e marcação e garantidos os acessos a habitações e terrenos.

Na Rua do Fojo, para além da pavimentação, as principais alterações prendem-se com o alargamento da via em algumas zonas das quais críticas, tendo o arruamento ficado com 6 metros de largura, após trabalhos de demolição de construções e de muros. A beneficiação absorveu um investimento de 91.657,14€.

Angélica Neves (Avanca) e Lauro Ramos (Veiros) em curso

Com estas intervenções, Diamantino Sabina acredita que a Câmara Municipal está a “mudar o dia-a-dia de muitas pessoas”. O autarca mencionou o início da obra na Rua Angélica Neves, outra necessidade premente da freguesia de Avanca, e lembrou que já está em curso a Rua Lauro Ramos, em Veiros.

Outra dimensão de obra importante está relacionada com as “intervenções realizadas em articulação com as Juntas de Freguesia. Delegamos competências e a verba necessária para que as Juntas possam avançar com a obra”, salientou lembrando um dos desígnios do atual mandato, levar boas acessibilidades a todas as casas do município.