Março é o mês da leitura na Biblioteca Municipal

sexta, 03 de março 2017


[1 a 31] Novelo de Contos
O projeto “Novelo de Contos”, da Rede de Bibliotecas de Estarreja, é destinado a Escolas, Instituições e Associações concelhias e tem como objetivos garantir sessões de contos nestes espaços e promover a prática da narração oral. Os contadores podem ser bibliotecários, técnicos, animadores, docentes, idosos, alunos ou todos os que queiram partilhar contos, sejam tradicionais ou de autor. Nestas sessões – para crianças ou adultos – todas as instituições recebem um contador e enviam um contador.

[1 a 10] Exposição Tráfico de mulheres
Todos os anos, milhões de mulheres e meninas são traficadas para fins de trabalho forçado, exploração sexual e prostituição, alimentando um criminoso negócio altamente lucrativo. A exposição pretende sensibilizar e informar sobre esta problemática e sobre questões específicas associadas ao Tráfico de Seres Humanos/Mulheres.

[4] 
10h30 Contos com Fraldas [LAC]
Hora do Conto para bebés dos 6 meses aos 3 anos (mediante inscrição gratuita)
A partilha de emoções através da leitura de sons e de ritmos inseridos nas histórias contadas são reconfortantes para os bebés. A aquisição de capacidades linguísticas é possível através dos livros e das ilustrações. Esta sessão permite que os bebés entrem num novo mundo de experiências com o verbo “brincar” como ator principal.

14h - 16h Workshop de Bonecas com Amélia Fragoso
Aprender a fazer Bonecas de tecido é o objetivo desta ação. A atividade será orientada por uma apaixonada por esta arte, Amélia Fragoso. Na composição de uma boneca, "quanto menos detalhes, quanto mais desprovida de adereços e expressões mais a boneca permite à criança exercer toda a sua potência de vida. Para a criança vale a máxima: menos é mais”. Através desta máxima os participantes irão utilizar as técnicas necessárias para elaboração de uma boneca. As inscrições são gratuitas mas limitadas.

16h Inauguração da Exposição de Bonecas de Amélia Fragoso
(patente ao público até dia 31)

[10] 21h Debate sobre tráfico e mulheres e prostituição | Documentário “Caçadores de Anjos”
Não há solução para a violência exercida sobre as mulheres? O relato de histórias verídicas de raparigas que, ainda meninas, foram exploradas sexualmente. Estamos condenados a ser, não apenas caçadores, mas também exterminadores de anjos?

[11] 15h Oficina de construção de minilivros para pais e filhos
Os livros são uma arca do tesouro que guarda segredos e os segredos podem ter o tamanho que quisermos. Numa oficina divertida, com recortes e muita criatividade, vamos construir livros amorosos que cabem na palma da mão e escrever a história mais pequena que nos couber na imaginação! Inscreve-te e leva para casa o teu minilivro!
Para crianças dos 6 aos 12 anos (duração 60 min) | Inscrição obrigatória

[18] 15h-16h30 Workshop de Alimentação saudável - Saber escolher na hora de comprar – Aprender a ler os rótulos, com a nutricionista Marta Marques
Interpretar corretamente a informação contida nos rótulos alimentares é importante mas só por si não basta: também é preciso saber comparar as informações. Este workshop pretende ensinar os princípios básicos da leitura dos rótulos e a analisar corretamente a informação nutricional dos mesmos. [Inscrição gratuita e obrigatória]

[11 a 17] Exposição da Semana da Francophonia – Agrupamento de Escolas de Estarreja
Inauguração no dia 11 às 16h30
Esta exposição pretende dar a conhecer alguns dos grandes nomes da literatura francesa: Daniel Pennac, Vitor Hugo, Flaubert, Jules Verne, Molière, Baudelaire... passando pela banda desenhada com Astérix e Obélix.

[21] 21h00 Sarau de PoesiaABRAÇOS por André Gago
André Gago, ator, encenador e escritor, participará em mais uma edição do Sarau de Poesia com uma seleção de poemas dos seus autores preferidos de todo o mundo. Conhecido do grande público pela sua participação em produções de televisão, teatro e cinema, o convidado é fundador e diretor artístico de Teatro Instável. Na poesia tem recitais e performances para adultos e crianças. Enquanto escritor, André Gago recebeu o Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores 2000 com “O Circo da Lua” e o Prémio Primeira Obra do PEN Clube Portugal 2010 com o romance “Rio Homem”. Com outros escritores é autor de "A Misteriosa Mulher da Ópera”, "O Lado de Dentro do Lado de Dentro", "Urbano - O Eterno Sedutor" e "Máscaras, Mistérios e Segredos". Adaptou alguns textos para o teatro, entre eles, O Físico Prodigioso", de Jorge de Sena e "O Romance da Raposa", de Aquilino Ribeiro.
Entrada livre.

[25] 14h Final concelhia do Concurso Intermunicipal de Leitura
Este concurso escolar é promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos onze Municípios que compõem a CI Região de Aveiro. Este concurso pretende proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura. Neste dia, será realizada a 2º fase, designada por fase concelhia onde serão apurados os vencedores que irão representar o Município na final Intermunicipal que vai decorrer no dia 27 de maio no Cine Teatro Alba em Albergaria-a-Velha.

[25] 15h Histórias em Família
As histórias encantadas ganham vida num momento de partilha entre pais e filhos. As fadas trazem pó mágico através das palavras escritas e os leões saltam das ilustrações para encorajar as crianças a descobrir um mundo encantado. Numa sessão repleta de magia e surpresas, as famílias irão viajar num mundo imaginário onde o Livro é sempre o protagonista.                                                                                                                                     
[31] 21h Cine-Teatro Sarau da Rede de Bibliotecas de Estarreja  
Como já é habitual, a Biblioteca Municipal de Estarreja, em conjunto com as Bibliotecas Escolares do concelho, realiza mais uma edição do “Sarau da Rede de Bibliotecas”. Nesta sessão, cujo tema é “Estarreja com Eça”, a leitura será comemorada, os livros subirão ao palco e as artes unir-se-ão para celebrar a vida e obra do autor Eça de Queirós. Entre música, dança, teatro e poesia, a noite de 31 de março está reservada para partilhar emoções com a comunidade estarrejense, através da leitura e todos os seus atraentes caminhos.

 

Inscrições: biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt | 234840614