Bolsas de Estudo do Ensino Superior 2016/17

Sessão de atribuição esta sexta-feira, pelas 18h30, nos Paços do Concelho

quinta, 09 de março 2017

A Câmara Municipal de Estarreja promove a Sessão da Atribuição das Bolsas de Estudo do Ensino Superior e Politécnico para o ano letivo 2016/2017, esta sexta-feira, dia 10 de março de 2017, pelas 18h30, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, presidida pelo Presidente da Autarquia, Diamantino Sabina.

A 8ª edição contempla 23 jovens, incluindo 10 novas bolsas e 13 renovações. O valor global investido pela Câmara Municipal de Estarreja é 19.250 €.

Com a criação das Bolsas de Estudo do Ensino Superior em 2009, a Câmara passou a auxiliar na formação qualificada dos jovens mais desfavorecidos economicamente. Em 8 edições, foram atribuídas 118 bolsas de estudo.

Destinado a estudantes dos 17 aos 25 anos residentes no concelho, este programa anual prevê a atribuição de 10 novas bolsas, com um valor mensal até 125 €, durante um período de 10 meses, correspondente ao ano letivo. O programa prevê ainda a possibilidade de renovação de bolsas atribuídas anteriormente.

A prestação pecuniária é destinada à comparticipação nos encargos inerentes à frequência do ensino superior pelos estudantes economicamente carenciados. São consideradas como condições preferenciais na atribuição das bolsas o menor rendimento per capita do agregado familiar e o melhor aproveitamento escolar.

A Câmara Municipal entende ser seu dever motivar os jovens a estudar, apoiando financeiramente os que, não obstante as suas capacidades, não dispõem dos meios económicos necessários para tal. Em contrapartida, o bolseiro disponibiliza 80 horas por ano de serviço à comunidade enquadradas em programas municipais.