ObservaRia privilegia o contacto com a Natureza

terça, 28 de março 2017


Do grande ecrã para o cenário autêntico. A ObservaRia arranca para o público em geral no dia 6 de abril, quinta-feira, no Cine-Teatro de Estarreja, pelas 21h30, com a antestreia do documentário "Encontro d’Águas - Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar". Mistérios que os visitantes podem descobrir nos três dias seguintes durante a Feira de Turismo de Natureza que decorre até 9 de abril.

Estarreja recebe a 3ª edição da ObservaRia, feira internacional dedicada ao Turismo de Natureza e em especial à observação de aves.

Após a antestreia do documentário realizado por Daniel Pinheiro, e que será exibido na SIC no dia 9 de abril, seguem-se três dias para viver lado a lado com a Natureza, junto aos Percursos BioRia, em pleno Baixo Vouga Lagunar.

A ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair contempla atividades para todas as idades e interesses, sendo o CIA – Centro de Interpretação Ambiental de Salreu e zona envolvente o ponto nevrálgico da feira. Aqui irão realizar-se palestras, workshops e exposições com a presença de especialistas de renome mundial, estando confirmadas as presenças da editora da revista Wildlife da BBC, Sheena Harvey, do autor sueco Erik Hirschfeld e de Dale Forbes, da Swarovski Optik.

Daqui os visitantes serão convidados a partir à descoberta de toda a zona do Baixo Vouga Lagunar onde se insere o projeto BioRia, promovido pelo Município de Estarreja. As atividades ao ar livre são sugestivas e podem ser feitas em família, tais como passeios pedestres, de moliceiro, lancha e bateira erveira nos canais da Ria de Aveiro, veículo elétrico, balão de ar quente e ateliês para crianças (a participação nestas atividades requer inscrição). Várias sugestões que em comum têm a sensibilização para a preservação e valorização do património ambiental e, obviamente, uma paisagem natural única inserida em ZPE – Zona de Proteção Especial e considerada um paraíso para os apreciadores de observação de aves.

Organizada pela Câmara Municipal de Estarreja e ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair reúne um vasto programa para todas as idades e interesses.

Antes da exibição do documentário, aberta ao público em geral, no dia 6 de abril haverá um conjunto de ações para públicos específicos, nomeadamente atividades para escolas, envolvendo cerca de 300 alunos, e a uma Press e Fam Trip, dando a oportunidade aos operadores externos e imprensa especializada em conhecer o potencial da Região. No dia 7, será promovida uma Bolsa de Contactos com operadores externos.

:: Consulte o programa completo da ObservaRia. As inscrições são gratuitas e obrigatórias através de formulário online.