Semana Europeia da Juventude: Abertura da Loja Europa Jovem Estarreja

terça, 02 de maio 2017

Em 2017, toda a Europa estará, em simultâneo, a comemorar a Semana Europeia da Juventude, com centenas de eventos e atividades, entre os dias 2 e 7 de maio.

Mais de 30 países europeus organizam eventos e atividades para os jovens numa semana dedicada à juventude na Europa. Com workshops, sessões de esclarecimento e partilha de testemunhos, espera-se que os jovens consigam perceber e integrar-se da melhor forma na construção do projeto Europeu.

No âmbito desta Semana Europeia da Juventude 2017, o Município de Estarreja irá realizar um conjunto de atividades que visam disseminar informação sobre as oportunidades europeias para os nossos jovens, nomeadamente ações de rua, sessões de informativas e a abertura de um novo espaço de informação aos jovens, a Loja Europa Jovem Estarreja, que será em simultâneo um espaço “Multiplicador Eurodesk Portugal”.

A sessão de abertura acontecerá esta quarta-feira, dia 3 de maio, pelas 11h00, no edifício Ciclo Criativo, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, da Diretora Regional do Centro do IPDJ, Catarina Durão, e do Coordenador da Rede Nacional das Lojas Europa Jovem, Carlos Sousa.

A Loja Europa Jovem Estarreja será um espaço onde vão estar disponíveis serviços de informação juvenil, bem como apoio para o desenvolvimento de projetos de mobilidade europeia e/ou voluntariado europeu para jovens dos 13 aos 30 anos.

Enquanto membro da rede de multiplicadores Eurodesk Portugal, o Município de Estarreja faz parte da rede Eurodesk que está presente em mais de 30 países. Nestes países, os Centros Eurodesk, com a ajuda dos multiplicadores, levam a cabo a missão da Rede Eurodesk : “Sensibilizar os jovens sobre oportunidades de aprendizagem de mobilidade e de incentivá-los a tornarem-se cidadãos ativos.”