Nova unidade industrial cria 170 postos de trabalho em Estarreja

quarta, 03 de maio 2017

O Eco Parque Empresarial de Estarreja, gerido pela Câmara Municipal, foi o local eleito pelos franceses do grupo GMD para um investimento de 49,7 milhões de euros que cria 173 novos postos de trabalho no concelho. A Eurocast Aveiro S.A. destina-se à fundição de peças de alumínio a alta pressão para a indústria automóvel, setor estratégico para a economia nacional.

“Em Estarreja temos feito um esforço enorme para contribuir para a competitividade do nosso País” e este é um investimento importante “com a possibilidade de expansão” e que vai “criar riqueza”, conforme sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina. O Presidente do Grupo GMD, Alain Martineau, avançou que “esta fábrica tornou-se rapidamente operacional e estará, em breve, ao melhor nível mundial do “métier” da injeção de Alumínio.”

Esta fábrica é a segunda unidade do grupo em Portugal destinada à fundição, juntando-se à sua congénere de Arcos de Valdevez, mas com uma área de produção de 21 mil metros quadrados, tornando a fábrica de Estarreja a maior fábrica do grupo, que está presente em nove países e três continentes.

Estes são “dois polos muito fortes de investimento da fileira do automóvel em Portugal”, referiu o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, presente na sessão. Com este investimento cofinanciado em 14,5 milhões de euros por Fundos da União Europeia através do COMPETE 2020, “a GMD retém e atrai para Portugal os trabalhadores mais especializados”, salientou destacando ainda o foco da unidade no mercado externo.

Prevê-se que a Eurocast atinja no ano pós projeto um volume de negócios na ordem dos 33,5 milhões de euros e um valor de exportações de 22,1 milhões de euros, o que representa uma intensidade de exportação de 66%. Para além dos 173 novos postos de trabalho diretos e permanentes, o projeto irá criar 50 postos de trabalho indiretos.

Postos de trabalho duplicaram em 3 anos no Eco Parque

A Eurocast é uma das “9 novas empresas” que nos últimos três anos e meio se instalaram no Eco Parque Empresarial de Estarreja, declarou Diamantino Sabina. Acrescem ainda investimentos de “4 empresas já aqui localizadas para ampliaram as suas instalações”. Feitas as contas, “são mais de 700 postos de trabalho garantidos e em concretização nestes próximos 2 anos. Mais que duplicamos os postos de trabalho existentes”, disse o autarca estarrejense.

A aposta estratégica do Município no investimento económico está a gerar riqueza e para tal tem grande influência esta zona empresarial. “Um parque bem planeado, bem estruturado, bem dimensionado e bem posicionado, no país e na Europa! Muito bem servido de infraestruturas rodoviárias, ferroviárias e marítimas! Temos um Parque Empresarial Moderno, com as mais variadas tipologias industriais, ótimo ambiente para parcerias. Temos investido muito tempo e recursos neste nosso Eco-Parque Empresarial”, que tem tido a atenção merecida “por quem trabalha na atração de investimento, internacional e nacional”, nomeadamente pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.