Câmara garante condições de ancoração nos núcleos piscatórios das Ribeiras de Pardilhó

segunda, 15 de maio 2017

Complementando os arranjos paisagísticos executados no âmbito do programa Polis, a Câmara Municipal de Estarreja avançou para o melhoramento dos vários núcleos piscatórios de Pardilhó, permitindo a amarração dos barcos.

A empreitada de obra pública de beneficiação e conservação da Frente Lagunar de Estarreja – 2ª Fase vem desta forma satisfazer as necessidades da pesca artesanal, ao mesmo tempo que incrementa outras atividades potenciais, de desporto, recreio e lazer.

O primeiro objetivo da Câmara Municipal de Estarreja ao promover esta obra foi requalificar e melhorar as condições necessárias para a criação de zonas aprazíveis para a manutenção da atividade piscatória lúdica, incentivando a sua ocorrência.

Foram colocadas estruturas de apoio à acostagem e amarração de embarcações, com escadas nas Ribeiras de Pardilhó. Além do mais, durante a empreitada procedeu-se à execução de drenagem no Cais das Bulhas de modo a evitar a erosão do pavimento do arranjo envolvente.

A intervenção incluiu ainda a limpeza do Cais de Salreu, bem como o tratamento e arranjo dos taludes de proteção com enrocamento em pedra.

Com um orçamento global superior a 47 mil euros, a intervenção surge enquadrada na política territorial de proteção da Ria de Aveiro, tendo em conta os seguintes objetivos: proteger e requalificar a zona costeira; prevenir e defender de riscos naturais, pessoas, bens e sistemas; promover a fruição pública; e potenciar os recursos ambientais.