Eco Parque Empresarial cresceu 80%

segunda, 05 de junho 2017

O Eco Parque Empresarial de Estarreja registou um crescimento exponencial de 80% nos últimos quatro anos. Atualmente com 27 empresas, esta zona industrial com gestão do Município de Estarreja dá emprego a 1000 pessoas e prevê-se que os números continuem a aumentar nos próximos anos. Os dados foram adiantados pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, durante uma visita da Assembleia Municipal de Estarreja ao parque empresarial.

A norte da cidade estarrejense, o Eco Parque Empresarial de Estarreja continua numa trajetória de evolução que teve nos últimos 4 anos um crescimento de 80% no que diz respeito ao número de empresas. A subida de 15, em 2013, para 27 empresas, no presente, reflete a aposta na estratégia de desenvolvimento económico concertada pela autarquia estarrejense liderada por Diamantino Sabina. A totalidade das empresas instaladas no Eco Parque apresenta um volume de negócios global de 150 milhões de euros.

E se o investimento privado gera riqueza no concelho e na região, consequentemente o concelho beneficia da criação de postos de trabalho que hoje alcançam os 4 dígitos, rondando os 1000 empregos já assegurados, com tendência para subir. Desde 2014, o número de postos de trabalho registou uma subida excecional de 62%.

O investimento do Município está na base deste crescimento, uma vez que foi necessário adquirir terrenos e criar as infraestruturas necessárias que possibilite a instalação das unidades empresariais. Entre 2013 e 2016, foram adquiridos 328.607 m2 de terrenos e investidos 3,6 milhões de euros (em terrenos e infraestruturas). No mesmo período, a Câmara Municipal vendeu 12 lotes (257.605 m2), permitindo encaixar uma verba próxima dos 4 milhões de euros.

Para além da expansão de empresas já instaladas e da instalação de novas empresas, Diamantino Sabina focou a “área de I&D, dedicada ao desenvolvimento tecnológico, que poderá vir a nascer no Eco Parque Empresarial”, no Centro de Negócios.