Rua Desembargador Oliveira Pinto: Câmara inicia substituição de árvores

Trabalhos na próxima segunda-feira, dia 30, irão condicionar o trânsito

quinta, 26 de outubro 2017

Os serviços municipais vão intervir num conjunto de árvores na Rua Desembargador Oliveira Pinto, em Estarreja, que estão a degradar as infraestruturas existentes como a via, passeios, caixas técnicas e tubagens.

Indo de encontro às conclusões de um Relatório Técnico elaborado por entidade externa que foi aprovado, por unanimidade, em reunião de Câmara (ver ata e anexo da ata onde consta o relatório - pág. 60), irá proceder-se à remoção de 7 exemplares da espécie Liquidambar styraciflua.

Os trabalhos vão realizar-se na próxima segunda-feira, dia 30 outubro de 2017, entre as 8h00 e as 16h00, o que implicará o condicionamento do trânsito durante esse período.

Os “estragos relevantes” provocados pelas raízes das liquidâmbares na “estrada, lancis, passeio, muros, caixas técnicas, pavimentos de pátios de habitações e até tubagens”, agravados com o padrão de crescimento rápido que “pode levar a que continuem a ocorrer estragos nos pavimentos”, sublinha o relatório, não viabilizam outra solução que não o abate.

Na proposta de intervenção, os técnicos concluem que “são pouco viáveis soluções que possam mitigar a continuação do levantamento dos passeios, muros e pavimentos. Em conformidade, parece-nos razoável a substituição dos liquidâmbares por árvores de outra espécie de porte mais pequeno e com menor capacidade para o levantamento dos passeios.”

Após o abate das árvores, serão executados os trabalhos de destroçamento dos cepos para posterior plantação de novas árvores adequadas ao local, sem danificar as infraestruturas existentes. Será ainda repavimentado o passeio.