Eco Parque Empresarial recebe novo investimento de 18 milhões €

Mesacer Ceramics vai criar 180 postos de trabalho

quarta, 15 de novembro 2017

Um novo investimento que criará 180 novos postos de trabalho no município estarrejense. A futura unidade fabril de louça em grés, da Mesacer Ceramics, já está em construção no Eco Parque Empresarial de Estarreja.

O valor global do investimento previsto cifra-se nos 18 milhões €. Abril é o mês apontado pela Mesacer para o arranque de produção. Estima-se a criação de 180 postos de trabalho no prazo de um ano. Até ao final do ano decorre em agências especializadas o processo de recrutamento para 20 posições-chave. Durante o primeiro semestre de 2018 terá lugar o recrutamento mais abrangente, tendo a empresa já encetado contactos com o GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Estarreja e ATEC, que apoiarão nesse processo.

António Serras Rendas, CEO e acionista da Mesa Ceramics, adiantou ao Jornal de Negócios que a nova unidade terá uma capacidade para a produção de 12 milhões de peças por ano (ver notícia). Com cerca de 8 meses de atividade, prevê-se que 2018 termine com uma faturação na ordem dos 4 milhões €. No ano cruzeiro (de 2019), o responsável prevê atingir vendas de 10 milhões €.

Dedicada ao fabrico e comercialização de cerâmica utilitária e decorativa, a Mesacer localizará a sua sede social no concelho de Estarreja, onde instalará a totalidade das suas operações. Ocupará numa primeira fase um lote de 18.000 m2, tendo já adquirido o lote contíguo com igual área, num total de 27.000 m2 de área de construção.

Direcionada para o mercado externo, uma vez que 100% da produção destina-se a exportação, a Mesacer está agora a entrar em novos mercados com especial incidência nos EUA, Canadá, França, Espanha, Alemanha, Itália e Reino Unido.

O projeto de investimento recebeu um incentivo financeiro de 8,8 milhões €, no âmbito pelo programa Compete (fundos comunitários).

As infraestruturas de que dispõe o Eco Parque Empresarial de Estarreja, o acesso às principais vias de comunicação, a proximidade ao Porto de Leixões e as condições de aquisição oferecidas pelo Município foram os principais motivos que atraíram mais este investimento privado para Estarreja.

Diamantino Sabina mostra-se “muito satisfeito pela vinda de mais uma empresa” que representa “postos de trabalho e riqueza para o nosso concelho”. Aos olhos do autarca “a Mesa Ceramics é mais uma prova de que as nossas políticas para o Eco Parque Empresarial estão a redundar num sucesso incontestável”.

O desenvolvimento económico do Município passará também pela ampliação do Eco Parque, realça Diamantino Sabina. Com a futura ampliação de uma área de 21,4 ha, a autarquia estarrejense passará a disponibilizar 30 novos lotes para a instalação de novas empresas. Este projeto foi contemplado com uma comparticipação de 2 milhões€, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro - Centro 2020, para um investimento global de 6,6 milhões €.