Estarreja será o “Sítio do Carnaval” para diferentes públicos

Evento coproduzido pela comunidade terá edição cheia de novidades em 2018

quinta, 16 de novembro 2017

O “Sítio do Carnaval” é uma das grandes novidades da edição de 2018 do Carnaval de Estarreja. Partindo da alteração do percurso dos corsos carnavalescos, é repensado todo o formato do evento que passa a ter um recinto e vários “palcos” de folia. O modelo de gestão também será diferente com a Câmara Municipal de Estarreja a assumir mais responsabilidades.

O Parque Municipal do Antuã passa a ser o “Sítio do Carnaval”, onde serão criadas “mais valências, mais espaços temáticos, mais programação e melhores condições de acolhimento de públicos”, anuncia o vídeo de apresentação deste novo espaço cujo projeto foi mostrado aos grupos de Carnaval no passado dia 8 de novembro, numa reunião de trabalho convocada pela Câmara Municipal e Associação do Carnaval.

A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, explicou aos representantes dos 12 grupos de Carnaval o conceito do evento que integra várias expressões, alcança vários públicos e tem um carácter único porque é coproduzido pela sua comunidade. É Carnaval Brasileiro porque valoriza as expressões e práticas culturais de outras geografias, mas é igualmente Carnaval da Folia ao valorizar a história e a memória locais. Assume a bandeira de Carnaval das Famílias, ao promover uma oferta destinada a três gerações, e dos Visitantes e Turistas, ao criar novas experiências e incentivar o aumento da permanência e do gasto médio.

Com o espaço “Bastidores” a ocupar a zona e via junto ao Pavilhão Municipal, o novo percurso terá o seu início junto à ponte do Rio Antuã, percorrendo a Alameda do parque de lazer e o espaço da Feira Municipal. “Aqui há condições para que os atores principais, ou seja, as 5 escolas de samba e os 7 grupos de folia, proporcionem um ótimo espetáculo, sendo o percurso em linha reta”, sublinha Isabel Simões Pinto. As mudanças irão ocorrer também do ponto de vista de conforto e experiência por parte do público. O número de lugares sentados nesta sala gigante dedicada ao espetáculo de Carnaval irá aumentar de forma significativa para 4 mil. E haverá plataformas com diferentes níveis para os lugares de peão.

“É fundamental ter novas condições e ter diversas atividades para os visitantes que não apenas os desfiles”, e nessa medida surgirão novos espaços temáticos. No Espaço Fantasia os visitantes podem viver novas experiências, participar em workshops, fazer o seu próprio adereço para o Carnaval. O Multiusos será transformado em Espaço Folia com uma programação cultural diversificada e transversal a todas as idades e onde a festa se prolongará pela noite dentro.

Dias curtos em luz, mas grandes em folia!

A programação oficial chegará mais cedo, estimulando um mês de folia, entre 13 de janeiro a 13 de fevereiro, com visitas aos bastidores, workshops e ateliês na área da criação de adereços, construção de objetos e figurinos, envolvendo a comunidade local que assim também terá a oportunidade de preparar o seu Carnaval, e com a realização do Camarim da Folia, que convida à experimentação e onde qualquer pessoa poderá alterar a sua roupa, caracterizar-se ou inventar partidas de Carnaval.

No que diz respeito ao programa nuclear, para além de um conjunto de iniciativas complementares, o espetáculo de abertura do Carnaval está agendado para dia 3 de fevereiro (sábado), segue-se o desfile infantil no dia 4 (domingo), a Chegada dos Reis à Estação de Comboios da CP e as Marchas Luminosas na quarta-feira, 7 de fevereiro (este desfile decorrerá desde a estação até aos Paços do Concelho), a Noite Brasil com o desfile noturno das Escolas de Samba na sexta-feira, dia 9, e os Grandes Corsos a 11 e 13 de fevereiro, domingo gordo e terça-feira de Carnaval, respetivamente.

A vontade expressa da Câmara Municipal em apostar de forma inequívoca neste evento de referência do concelho, requalificando-o e transformando-o no “melhor espetáculo de Carnaval do país”, alavancou todas estas transformações que serão visíveis em 2018, acompanhadas igualmente de um reforço de apoio aos grupos. A autarquia assumirá a bilheteira do evento, o que acarreta maiores responsabilidades em termos de organização.

A responsável pelo Pelouro da Cultura avançou ainda aos grupos uma notícia em primeira mão, revelando a criação, por iniciativa de Estarreja, da Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro, cujo memorando de entendimento será firmado no dia 30 de novembro no Edifício dos Paços do Concelho.