Lançamento da obra "Admirável Mente", de Miguel Seara

sábado, 16 de dezembro 2017


A Biblioteca Municipal de Estarreja recebe esta tarde, às 16h, a apresentação do livro "Admirável Mente", de Miguel Seara. Movido por questões essencialmente existencialistas, Miguel Seara percebeu que a sua vida passaria pela escrita ao compreender a inevitabilidade da morte, a irremediabilidade do instante e a eternidade das palavras. 

Miguel Seara nasce a 12 de junho de 1995, em Coimbra. Reside na zona de Aveiro até aos 18 anos. Nessa altura muda-se para o Porto a fim de abraçar o curso de Direito na Universidade Católica Portuguesa, onde quatro anos mais tarde se viria a licenciar. Atualmente frequenta o mestrado de Direito e Gestão na mesma instituição.


Quem se esqueceu de te lembrar? Quem se lembrou de te esquecer?

Sol alto e intenso. Céu carregado de um azul puro, feliz de existir. Quem és – penso. Teu rosto terno, sereno, indefeso – convoca-me. Olhar penetrante e inarredável – denúncia do teu íntimo profundo. Lábios carnudos, róseos, milimetricamente contornados - apelo categórico até ao limite de mim.

Matrika era o nome, soube depois. Lenço envolto sobre ti. Gorro de tom vivo – vermelho de velasquez. Abracei-te num olhar, esforcei-me por. Prometi-te um futuro, imaginei-me a. Não sabia que dizer, lembro-me que. Busca absoluta da palavra oculta. Palavra final de mim. Procurava-a, ainda que. Nenhuma inteiramente o dissesse. E agora, todo eu imóvel, suspenso no absoluto do instante, ergo-me longamente na dissipação melancólica da recordação. Penso-te à hemisférica distância – aérea saudade. Silêncio breve. Urgência de ti.

De súbito a noite cai. Aqui as noites também caem. Evolar de uma triste lua.
Puxo de um cigarro. Fumo-o. Engancho o dedo. Solto-o. Atiro-o para longe, até ao infinito de mim. Mas não o piso. Não. Não piso o que foi, ainda que mais não seja.
A vida é isto mesmo – tamanho desespero–, eu sei. Não mais te verei, embora nunca realmente deixe de te ver.