Quintas de Cinema com "O Amante de um dia"

quinta, 04 de janeiro 2018

Esta quinta-feira, dia 4 de janeiro, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja, o filme “O amante de um dia” de Philippe Garrel será exibido conjuntamente com a curta-metragem “Cerveja, gravuras e cinema” de Francisco Moura Relvas.

“O amante de um dia” aborda a história de um pai e da filha de 23 anos que volta para casa depois de terminar uma relação. Aborda também a relação com a nova namorada do pai, que vive com ele e que também tem 23 anos.

Este filme ganhou no último Festival de Cannes o prémio SACD ex-aequo da Quinzena dos Realizadores.

Philippe Garrel, já anteriormente distinguido em Cannes mas também por diversas vezes em Veneza, e com distinções como o Prix Jean Vigo, é filho dos atores Maurice e Martine Garrel e pai do ator e realizador Louis Garrel e da atriz Esther Garrel, que é uma das protagonistas deste filme. Uma longa e intensa ligação ao cinema de que este filme é excelente exemplo.

O argumento de “O amante de um dia” teve a participação de Jean-Claude Carrière, um nome maior da escrita do cinema mundial. Os seus argumentos imortalizaram-se nos filmes de Luis Buñuel, mas também Louis Malle, Milos Forman, Volker Schlöndorff ou Jacques Deray.

A curta metragem de Francisco Moura Relvas “Cerveja, gravuras e cinema” foi produzida pelo Festival de Cinema AVANCA, numa homenagem ao cineasta e crítico cinematográfico Fernando Mateus, entretanto desaparecido.

Como é habitual as sessões do ciclo “Quintas de Cinema” decorrem às quintas-feiras, sempre às 21h30. As “Quintas de Cinema” resultam de uma parceria da Câmara Municipal de Estarreja/ Cine-Teatro e Cine-Clube de Avanca e contam com o apoio do ICA/Ministério da Cultura.