VI Seminário de Empreendedorismo Jovem

Esta sexta-feira, 2 de fevereiro, 10h00, Cine Teatro de Estarreja

Quinta, 01 de Fevereiro 2018

Realiza-se esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, o VI Seminário de Empreendedorismo de Jovem, às 10h, no Cine-Teatro de Estarreja. O evento é o culminar do TOP Campus, atividade de formação intensiva em regime residencial para alunos dos 10º ao 12º anos das escolas dos municípios de Estarreja, Vagos e Ovar, no âmbito do TOP – Programa de Empreendedorismo Jovem.

 

O TOP Campus Natal decorreu nos dias 19 e 20 de dezembro proporcionando novas experiências e aprendizagens a 15 alunos dos 10º e 11º anos do ensino profissional. Esta semana teve lugar o TOP Campus Escola que envolveu cerca de 25 alunos do 12º ano. As ações decorreram na Pousada da Juventude de Viseu, num ambiente informal e acolhedor.

 

As melhores ideias desenvolvidas durante este laboratório de formação empreendedora serão apresentadas no Seminário, num concurso de ideias que conta com o apoio da Dow Portugal.

 

Criatividade, inovação, proatividade e liderança, são algumas das competências que se unem numa só atividade de valorização à cultura empreendedora e ao “empreendedorismo da vida” em contexto escolar.

 

TOP - PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM

 

O TOP é um programa de empreendedorismo jovem que pretende fomentar competências empreendedoras nos jovens, promovendo o seu crescimento pessoal e potenciando a capacidade criativa, desenvolvido pelos Municípios de Estarreja e Vagos no âmbito do projeto europeu Youth Inclusive Entrepreneurship Lab, financiado pelo programa Erasmus + Juventude em Ação.

 

São parceiros europeus deste projeto os Municípios de Cinisello Balsamo (Itália), Karditsa (Grécia), Caracal (Roménia) e Rezekne (Letónia).

 

Este projeto de educação não-formal conta com a colaboração das escolas de ambos os Municípios, proporcionando aos alunos a possibilidade de interagirem entre si. O Agrupamento de Escolas de Estarreja e o seu Núcleo/Clube de Empreendedorismo da Escola Secundária de Estarreja é um dos parceiros da ação.

 

 

Programa do Seminário

 

10h00 – Sessão de Abertura

Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja

 

10h30 – Pitch – Concurso de Ideias – TOP CAMPUS NATAL

 

10h45 – Pitch – Concurso de Ideias – TOP CAMPUS ESCOLA

 

11h45 – Apresentação dos Vencedores do Concurso de Ideias

 

12h00 – Encerramento

Sandra Martins, Diretora da Dow Portugal

Jorge Ventura, Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja

João Alegria, Vereador da Educação e Juventude da Câmara Municipal de Estarreja