Novo Sítio do Carnaval convence

Carnaval é Carnaval e nem a chuva o pode parar!

quinta, 15 de fevereiro 2018

A chuva ameaçou, mas não espantou a folia! No novo Sítio do Carnaval, os mais de 1000 foliões dos grupos resistiram até ao fim desfilando com alegria, entrega e muita paixão nos Grandes Corsos de domingo e terça-feira. Esta é a verdadeira emoção do Carnaval de Estarreja e que cintilou na passerelle perante milhares de pessoas que se deslocaram ao centro da cidade.

Os objetivos da Câmara Municipal de Estarreja foram amplamente cumpridos na escolha do Parque Municipal do Antuã para o Sítio do Carnaval, o recinto onde agora se concentram os festejos carnavalescos fruto de uma requalificação que a autarquia decidiu implementar em articulação com a Associação do Carnaval de Estarreja e, em consequência, com os 12 grupos que integram os desfiles.

O programa que se iniciou a 13 de janeiro foi-se intensificando com um conjunto de iniciativas que procuraram envolver toda a comunidade (oficinas de figurinos e gigantones, visitas aos bastidores), com a sua apoteose a acontecer nos Grandes Corsos Carnavalescos, onde os grupos revelam o resultado de meses de preparação, confeção de fantasias e carros alegóricos e ensaios das coreografias.

Os espectadores foram surpreendidos com um verdadeiro espetáculo de cor, alegria, folia, elegância, brincadeira e diversão, facilitado pelo percurso renovado em linha reta e com as condições ideais para quem assiste, transformando este Carnaval num palco gigante.

Toda a estrutura do Grande Corso foi renovada, permitindo melhores condições de acolhimento do público. Esta foi mais uma questão de honra da Câmara Municipal no planeamento de todo o evento. A duplicação dos lugares sentados para 4 mil lugares e a instalação de plataformas específicas para peões com diferentes níveis fizeram a diferença neste novo formato.

Levar o Carnaval mais longe

Naturalmente com algumas arestas a limar, afinal este foi o ano zero, a Vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto, faz um balanço extremamente positivo desta edição.

“O investimento da Câmara Municipal na qualificação do nosso Carnaval, nas suas diversas dimensões, tinha que acontecer e hoje é, de facto, uma aposta ganha. O envolvimento e empenho de toda a comunidade neste novo modelo de gestão, nomeadamente de várias empresas que se quiseram associar como Mecenas, do Comércio Local, das Escolas de Samba e dos Grupos de Folia, vem dar nova dimensão e projeção ao Carnaval de Estarreja, e é muito gratificante perceber esse reconhecimento.

Este “ano zero” conferiu um grau de exigência ímpar, em termos de organização do evento, para o Município e para a Associação do Carnaval e, por isso, importa salientar o notável trabalho de uma vasta equipa de colaboradores do Município e de voluntários, bem como a excelente parceria e articulação com a equipa da Associação do Carnaval. Só assim, conseguimos levar mais longe o nosso Carnaval.”

Vai Quem Quer e Gresfa são campeões

A fechar os festejos, a classificação dos jurados determinou a vitória da Escola de Samba Vai Quem Quer, a mais antiga a desfilar no corso e também detentora do maior número de troféus, que apresentou o tema “Uhmmm! Que Delícia” e do Grupo de Folia Gresfa que ao desfilar com o tema “Inti Raymi” conseguiu alcançar a sua segunda vitória no Carnaval.

Classificações à parte, todos os grupos merecem o reconhecimento pela qualidade demonstrada e pelo trabalho e esforço desenvolvidos ao longo dos últimos meses para que o Carnaval saísse com o brilho e alegria que lhes são característicos.

Imagens do Grande Corso de Domingo