Rui Horta, o veterano selvagem, pisa o palco CTE para um solo

sexta, 23 de fevereiro 2018


É já este sábado, dia 24 de fevereiro, às 21h30, que o conceituado coreógrafo e bailarino internacional Rui Horta sobe ao palco do auditório do Cine-Teatro de Estarreja, para num solo nos apresentar VESPA.

"Há coisas que temos dentro da cabeça. Como um zumbido a roer o pensamento". Estas são as primeiras palavras de Vespa, e aquelas que, nem sempre sendo ditas, transportam o mundo interior da criação: uns parênteses, um tempo parado onde cristalizamos e cuspimos o que nos transcende e atormenta, um instante que se expande para um tempo mais vasto.

O espetáculo, para maiores de 16 anos e com uma duração aproximada de 60 minutos, é segundo o próprio Rui Horta sobre as "coisas indizíveis que omitimos".  Não se trata de uma peça autobiográfica do coreógrafo, mas antes, segundo a sinopse de apresentação do espetáculo, de “uma peça sobre uma cabeça a explodir, sobre o que nem sequer falhámos porque nos coibimos de cumprir”.
 
Rui Horta é descrito como “um veterano selvagem. Só essa condição lhe permite hoje a ousadia e a obstinação de voltar ao palco após 30 anos de ausência. Ou é ou não é. Então, que seja. Que haja luz, fogo, dor e, sobretudo, corpo. Que haja um raio que ilumina e destrói. Mas que haja. Que seja.”

A peça estreou em 2017 no dia dos seus 60 anos de idade e depois de 30 anos da última vez que pisou os palcos como bailarino pelo que se percebe que a curiosidade do público seja grande. Afinal VESPA fala de futuro e de esperança, e não de passado como afirma o bailarino na sinopse do espetáculo. 

O ingresso para o espetáculo tem um custo de 5€, ficando a 3€ para os portadores dos Cartões Amigo, Sénior e Jovem Municipal. O Município disponibiliza o serviço de babysitting através de inscrição até 48 horas antes do espetáculo, na bilheteira do Cine -Teatro de Estarreja, por via telefónica 234811300/ 915651668 ou do envio de ficha de inscrição para o email bilheteira@cineteatroestarreja.com.