Noitada de Desafio e Desgarradas sábado, dia 3, em Avanca

FESTCORDEL - Festival Internacional do Verso Popular

segunda, 26 de fevereiro 2018

O Município de Estarreja associa-se ao FESTCORDEL - Festival Internacional do Verso Popular, Descante, Desgarrada, Desafio, que decorre em Estarreja, Murtosa e Albergaria-a-Velha. O evento passará esta semana por Estarreja nos dias 2 e 3 de março. Na sexta, dia 2, realizam-se sessões com poetas repentistas (desafios e desgarradas) dirigidas para IPSS e Escolas. No sábado, dia 3, o Auditório do Centro Paroquial de Avanca recebe uma Noitada de Desafio e Desgarradas, aberta a toda a população.

Trata-se de um evento intermunicipal de forte impacto e de interesse cultural para o Município de Estarreja, uma vez que um dos últimos grandes cantadores populares de Portugal foi Marques Sardinha, de Avanca, retratado num painel de azulejos na estação ferroviária de Avanca desde 1929.

O FESTCORDEL pretende restaurar uma das tradições mais genuínas e mais antigas do povo português, anterior à própria formação do país, já que remonta ao tempo da presença muçulmana na península Ibérica e desde então se mantém.

Foi até meados do século passado o maior espetáculo popular nas romarias e festas tanto religiosas como profanas, sendo substituído por outras sonoridades. Mas prevaleceu e cresceu no Brasil, onde representa uma das mais pujantes manifestações da cultura popular.

É tempo de recuperarmos esta tradição, evocando as origens do verso popular e o grande impacto que teve no passado junto das nossas gentes, servindo-nos da ajuda daqueles que souberam preservá-la e engrandecê-la ao longo dos anos. Hoje, o Verso Popular de Língua Portuguesa está em processo de ser reconhecido como património imaterial da humanidade.

No ano em que se comemora o Ano Europeu do Património Cultural, damos o primeiro passo para a preservação desta tradição popular, sensibilizando a comunidade para a sua importância, juntando, numa exibição da arte da palavra, alguns dos maiores poetas e repentistas populares da atualidade, nomeadamente de Portugal, Espanha e Brasil.

Programa Estarreja - 2 e 3 de março

Dia 2 de março, sexta-feira | Auditório do Centro Paroquial de Avanca

10h00 Sessão com poetas repentistas (Desafio e desgarradas) para IPSS/ População Sénior

14h30 Sessão com poetas repentistas (Desafio e desgarradas) para Escolas/ Público Escolar