O fio do “Novelo de Contos” está a ligar gerações e freguesias

O “Novelo de Contos” começou a ser desenrolado e as histórias já estão a percorrer as freguesias. O projeto da Biblioteca Municipal de Estarreja, em parceria com as Bibliotecas Escolares, celebra o mês da leitura envolvendo toda a comunidade, de forma inspiradora e inovadora.

terça, 06 de março 2018

As sessões de contos, diárias, acontecem nas escolas, IPSS e Universidade Sénior, onde são partilhadas histórias, canções e sorrisos promovendo, além da leitura e do livro, a intergeracionalidade, a criação de afetos e a quebra de barreiras sociais.

Numa primeira fase, foram convidadas escolas, instituições e coletividades para abrirem as suas portas a este “Novelo de Contos”. Foi ainda lançado o repto a todos os interessados, de todas as idades e profissões, para serem contadores de histórias.

A resposta positiva de 16 instituições e de 22 contadores de histórias permitem a realização de 20 sessões em IPSS e Escolas, para além das sessões de abertura e de encerramento na Biblioteca Municipal de Estarreja.

Cada sessão tem a duração de 60 minutos e é partilhada por dois contadores, podendo eles serem bibliotecários, técnicos, animadores, docentes, idosos, crianças e qualquer indivíduo que queira partilhar leituras e/ou histórias, sejam elas de autor ou de vida.

Estão todos convidados para assistir à maratona de contos cujo novelo está a ligar as várias freguesias do município num enredo onde a leitura, através da sua narração oral, promete unir gerações e ser o elo de partilha de tantas histórias!

Este projeto vai ao encontro de algumas das missões transmitidas pelo manifesto da Unesco para as bibliotecas públicas:

- “Apoiar a tradição oral”

- “Apoiar, participar e, se necessário, criar programas e atividades de alfabetização para os diferentes grupos etários”.

Itinerário do Novelo de Contos – 2ª edição \\ Março 2018

Fundação Cónego Filipe Figueiredo – Creche

Santa Casa da Misericórdia – Lar

Encerramento na Biblioteca Municipal de Estarreja

Mais informações na Biblioteca Municipal.