Melhor direção de fotografia em curta-metragem foi para filme produzido no Avanca

Na gala dos prémios da “AIP – Associação de Imagem Portuguesa”, o filme rodado durante o Festival de Cinema AVANCA, “Antes que a Noite Venha / Falas de Antígona”, ganhou o Prémio Melhor Direção de Fotografia em Curta-metragem.

quinta, 15 de março 2018


Sendo esta a segunda distinção que é atribuída a esta obra cinematográfica, “Antes que a Noite Venha/ Falas de Antígona” é um filme de Joaquim Pavão, produzido pelo Cine-Clube de Avanca, Fugir do Medo e Filmógrafo, tendo tido a particularidade de ter sido rodado durante a 20ª edição do Festival Internacional de Cinema AVANCA, integrando o espaço “Creative Film Workshops/ Oficinas de Criação Filmica”.

“Antes que a Noite Venha/ Falas de Antígona” fala-nos de uma mulher que nos acompanha há vinte e cinco séculos, desde que Sófocles a apresentou à democracia ateniense, nas Grandes Dionisíacas.

Esta história imortal, na versão de Eduarda Dionísio, transporta-nos à intimidade da mulher-heroína-irmã. A mulher que ousa desafiar um déspota, na defesa da lei suprema do amor revela-nos, talvez, os contornos do Estado Democrático. Até onde podemos ir, no poder? Qual é o ponto em que esse poder deixa de servir a democracia e começa a destruir o humano?

Com produção de António Costa Valente, a montagem e a música são do realizador Joaquim Pavão.

Neste filme, José Oliveira é o diretor de fotografia agora premiado pela associação dos profissionais portugueses desta arte. Ganhou o prémio onde, para além dele, estavam nomeados Victor Carvalho com “Carga”, Guilherme Daniel cm “Depois do Silêncio”, Hugo Azevedo com “Farpões Baldios”, Marta Simões com “Flores”, Eberhard Schedl cm “Ico”, Rodrigo Albuquerque com “Iris”, Pedro Patrocínio com “Já Passou”, Fábio Guerreiro com “Muletas”, Hugo Azevedo com “Nyo Vweta Nafta”, Hernâni Duarte Maria com “O Discurso” e Lisa Persson com “O Turno da Noite”.

José Oliveira formou-se em fotografia na ESAP – Escola Superior Artística do Porto, fez várias formações, tendo nomeadamente passado pelos workshops do AVANCA. É diretor de fotografia, sobretudo na área do cinema publicitário.

Fundada em 1998, a AIP reúne em Portugal os diretores de fotografia do cinema português, atribuindo em cada ano os prémios aos melhores trabalhos cinematográficos do ano. A gala deste ano decorreu na Casa do Alentejo em Lisboa, que esgotou. 

A AIP integra a organização internacional IMAGO – European Federation of Cinematographers, tem publicado vários diretórios e organizado diversos workshops especializados com cineastas de renome como John Bailey ASC e Eduardo Serra AFC. Este último é membro honorário da AIP.

Protagonizado pelos atores Isabel Fernandes Pinto, Rui Pena, Claudinei Garcia, este filme teve assistência de Sara Lemos, direção de arte de Ícaro Pintor e Gil Moreira, figurinos de Tucha Martins, caracterização de Victor Valente e Andreya Silva, som de Bruno Boaro e Xavier Marques, participação musical de Eduardo Baltar, Mónica Pais, Tiago Cassola, participação de arte de Angela Saldanha, Suzana Nobre, na produção de Dalotino Nunes, Manuel Baptista, José Albino Baptista, Júlia Rocha, participação CFW de Pedro Gil, Mário Xavier Almeida, Paulo Calhau, Maria Isabel Mesquita, Luís Magalhau, Francisco Ávila e a performance no coro dos atores e bailarinos de Afaia Dinoparlar, Angelo Castanheira, Bruna Herculano, Carolina Ferreira, Carolina Rodrigues, Daniela Cardoso, Inês Lopes, Isilda Mesquita, Ivan Pinho, Joana Madureira, Laure Givily, Lídia Roca Almor, Luciana Teixeira, Natália Costa, Paula Santos, Sandra Pereira e Susana Santos.