Heróis do Município recordados em Memorial

sexta, 13 de abril 2018


O Arquivo Distrital de Aveiro relembra e homenageia os Portugueses que perderam a vida na I Guerra Mundial com um Memorial aos Combatentes naturais da região. Os confrontos entre Aliados e Impérios Centrais duraram cerca de 4 anos (entre 1914 e 1918) e vitimaram milhares de portugueses, sendo que mais de trinta eram provenientes do concelho de Estarreja.

Assim, o Arquivo Distrital de Aveiro revela, um a um, os nomes dos Portugueses naturais da região de Aveiro que perderam a vida naquele que foi um dos mais negros episódios da história da humanidade. O Município de Estarreja não é exceção, pelo que constam neste memorial 33 nomes de Estarrejenses que perderam a vida na I Guerra Mundial. Pode consultá-la aqui.

A batalha de La Lys fez na passada segunda feira 100 anos, e foi uma dos maiores desastres militares portugueses em toda a história do País. A 9 de abril de 1918, os exércitos alemães infligiram uma pesada derrota às tropas portuguesas, num confronto na região da Flandres, em França.