Munícipoio de Estarreja atribui medalha de prata a Associação Humanitária de Salreu/USA E UNIÃO Beneficente Pardilhoense/ USA .

segunda, 26 de maio 2003

A Câmara Municipal de Estarreja decidiu em reunião camarária de 20 de Maio por unanimidade atribuir a Medalha de Prata do Município à Associação Humanitária de Salreu/USA, e à União Beneficente Pardilhoense, USA/INC, em reconhecimento do apoio que estas associações de emigrantes têm dado a obras do Concelho de Estarreja. A primeira, com sede em Elizabeth, N.J. contribuiu fortemente para a compra de terrenos, construção e equipamento do Centro Comunitário de Salreu, obra já em pleno funcionamento. A segunda, com sede em Newark, N.J., foi factor decisivo para a aquisição da Quinta do Resende, em Pardilhó, local onde hoje já existe o Centro Paroquial, avançar o Lar da 3.ª Idade, e começou a ser construída a Nova Unidade de Saúde de Pardilhó. Tendo a Câmara Municipal definido para este ano a Homenagem à Comunidade Emigrante, do concelho de Estarreja, centrando-a nos Estados Unidos, a cerimónia da entrega das Medalhas irá realizar-se em Newark a 6 de Junho, no Jantar da Amizade organizado pela Fundação Bernardino Coutinho, juntando a Comunidade Portuguesa. Na visita e homenagem do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja à Comunidade Emigrante, distinguindo duas associações nos Estados Unidos, será acompanhada pela digressão do Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros e integrará as comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas a realizar no dia 8 de Junho, em Newark.