DESLOCAÇÃO DO GRUPO ETNOGRÁFICO E FOLCLÓRICO DE VEIROS A NEWARK

sexta, 06 de junho 2003

O Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. Cláudio Vital, apresentou ao executivo estarrejense uma proposta com o seguinte teor : “A Câmara Municipal assumiu efectivar em 2003 uma oficial Homenagem à Comunidade Emigrante do Concelho de Estarreja, em cujo programa se integra a deslocação do Grupo Etnográfico e Folclórico de Veiros a Newark, nos Estados Unidos. Esta Homenagem está acordada com a Fundação Bernardino Coutinho, que organiza o Dia de Portugal. Para o efeito, a Câmara Municipal de Estarreja previu no Plano de Actividades do corrente ano esta acção, assumindo 50% do custo total da deslocação e, por isso, propõe-se a atribuição do subsídio de € 13 700,00, pelos 55 elementos do Grupo. O Grupo viajará para Newark a 7 de Junho e ficará instalado por conta da Fundação Bernardino Coutinho, estando a Comunidade Portuguesa a organizar um jantar de angariação de fundos para ajudar as despesas do grupo. A 8 de Junho desfilará na Ferry Street, na Parada comemorativa do Dia de Portugal, em representação das Colectividades do concelho, como testemunho das tradições culturais da nossa terra e no marcar da presença e gratidão do Município aos nossos Emigrantes, espalhados pelo mundo e a quem o concelho de Estarreja deve muito o seu desenvolvimento.” A Câmara Municipal deliberou por maioria, com uma abstenção do senhor Vereador Fernando Mendonça, aprovar a presente proposta.