Concelho de Estarreja com melhor iluminação pública

segunda, 14 de julho 2003

O Concelho de Estarreja tem vindo ao longo do último ano a ficar gradualmente mais iluminado, o que demonstra o empenho e o investimento que a Autarquia tem feito para melhorar as condições de iluminação pública das sete Freguesias. A pedido da Câmara Municipal a EDP já concluiu as obras de iluminação prevista no 2.º trimestre, a saber: Substituição de lâmpadas na Estrada Nacional que liga o centro de Avanca ao Centro de Pardilhó; Melhoria da Iluminação do Esteiro de Estarreja; Melhoria de iluminação no centro urbano da Vila de Estarreja; Na área central de Salreu foram substituídas as antigas armaduras por novas, equipadas com Lâmpadas de vapor de sódio. Para o 3ª e 4ª trimestre estão previstas as seguintes intervenções: Em Salreu serão substituídas todas as armaduras existentes na estrada 1.12 por armaduras de tipo fechado, e equipadas com lâmpadas de vapor de sódio de 150 W, desde o Largo da Igreja, até ao Limite do Concelho com Albergaria, junto à ponte da Auto-Estrada. A Póvoa de Cima, também vai ser contemplada com melhoramentos, nomeadamente na substituição das actuais armaduras equipadas com lâmpadas de mercúrio por armaduras fechadas com lâmpadas de vapor de sódio. Por sua vez, a Urbanização da Póvoa de Baixo verá completamente remodelada a sua antiquada iluminação pública, com a substituição das actuais armaduras, por novas em vapor de sódio, isto é, de “luz branca para luz amarela”, beneficiando consideravelmente aquele importante núcleo urbano do Concelho de Estarreja. A estas obras de beneficiação na rede eléctrica, juntam-se os projectos em curso da remodelação como a que está a ser feita nos candeeiros do centro da Vila de Estarreja, a iluminação do Tribunal, a recente iluminação da “Rotunda das Bateiras”, a iluminação exterior das Igrejas de Salreu e Pardilhó, bem como a remodelação e beneficiação em muitas ruas do Concelho de Estarreja. Para o trimestre em curso estão previstas as seguintes intervenções já adjudicadas: · Ampliação e beneficiação da rede de iluminação pública dos passeios na Rua Bombeiros Voluntários de Estarreja; · Beneficiação e ampliação da rede de iluminação pública na Rua Dr. João Augusto Sousa Fernandes, em Veiros; · Beneficiação da rede de iluminação pública nas Ruas Cavadas Norte e Sul, António Ricardo Afonso, Leiria da Vinha e Caminho do Fundo, em Canelas; · Beneficiação e ampliação da iluminação pública na Rua da Chinça, em Veiros; · Beneficiação e conservação da Iluminação da Rotunda da Nestlé, em Avanca; · Beneficiação e conservação da iluminação da escadaria pedonal na Passagem Desnivelada da Póvoa, por cima da Linha Férrea, na Estrada que liga Estarreja à Murtosa; · Montagem de infra-estruturas eléctricas para a iluminação pública do acesso e passagem superior da Linha do Norte (Gonde), em Avanca; · Beneficiação e conservação da iluminação pública da zona envolvente à Escola de Ensino Básico, em Pardilhó; · Iluminação Exterior da Igreja Paroquial de Veiros. A Câmara Municipal está passo a passo a tornar Estarreja num Concelho mais iluminado e agradável para viver.