Mais passeios e estacionamento no Centro da Vila de Estarreja

quarta, 16 de julho 2003

A Câmara Municipal de Estarreja procedeu à suspensão da empreitada do URBCOM na Vila de Estarreja, a fim de introduzir correcções no projecto original que se limitava a beneficiar os actuais espaços públicos. Neste momento estão a ser elaborados projectos de alterações que reforçarão a segurança e comodidade dos peões, sublinharão a vertente comercial das vias e introduzirão novas soluções de circulação automóvel no centro da sede do Concelho: Assim, está em estudo: · O alargamento dos actuais passeios ou criação de novos; · O aumento de lugares de estacionamento; · A implementação de mais sentidos únicos; · A criação de novas placas de ordenamento e o desvio de tráfego automóvel, retirando-o de zonas mais centrais e congestionadas; Esta prevista reforma urbanística e pedonal e rodoviária abrangerá as Ruas Dr. Alberto Vidal, D. Manuel I, Visconde de Valdemouro e Desembargador Correia Teles. Paralelamente, com a colaboração dos proprietários e após demolição de uma habitação e dos muros divisórios, decorrem os trabalhos de pavimentação de um novo Parque de Estacionamento, na Rua Dr. Alberto Vidal (em frente ao antigo Edifício da Cooperativa) que provisoriamente reforçará as opções de parqueamento no centro da Vila de Estarreja. Também as obras do URBCOM permitirão lançar a abertura da futura Rua Dr. Manuel Figueiredo, ao lado do Edifício do Cinema, criando mais frentes urbanas e mais estacionamento. Entretanto decorrem a bom ritmo as obras da Praça do Município, que virão a criar, já em 2004, três novos pisos subterrâneos de estacionamento, nas traseiras da Câmara, também servindo a zona do Tribunal. Igualmente já se encontra escavado e infra-estruturado o novo arruamento que ligará o antigo Posto da GNR às Finanças, permitindo futuramente uma nova alternativa viária e de estacionamento nas baias laterais, qualificando aquela zona até aqui abandonada e degradada. Por sua vez, a área contígua, pelo sul, do actual Edifício da Estação de Caminho de Ferro de Estarreja já se encontra limpa dos antigos armazéns e preparada para receber obras para o futuro estacionamento interno que servirá aquele equipamento ferroviário, permitindo vir a libertar de carros as ilhas centrais da Av. Visconde de Salreu, como há muito se deseja.