VILA DE AVANCA - NOVOS PASSEIOS, ÁREAS VERDES E ILUMINAÇÃO

terça, 22 de julho 2003

A Câmara Municipal de Estarreja vai proceder no ano em curso à remodelação dos passeios no centro da Vila de Avanca, corrigindo o perfil dos actuais espaços pedonais, nalguns pontos bastante degradados, numa zona de muita afluência de pessoas e tráfego automóvel. Estas obras visam reforçar a segurança e comodidade dos peões e, também, melhorar a imagem urbana do troço da Estrada Nacional 109, a principal da Freguesia. Para avançar no final deste ano está a obra que irá iluminar, com grande qualidade e visibilidade, todo o eixo central definido pela EN 109, iniciando a norte na Capela de S. Sebastião, continuando pela Igreja Matriz, com estátuas e monumentos adjacentes, como o do Professor Egas Moniz, terminando na Capela de Santo António. Trata-se da maior empreitada concelhia de iluminação em monumentos assumida pelo actual Executivo Camarário e pretende dar ao centro da Vila um aspecto moderno, compatível, com a sua importância no todo concelhio. Do mesmo modo está previsto, no ano de 2004, a construção de passeios, zonas lúdicas e jardins na Urbanização da Quinta do Gama, dando finalmente um aspecto consolidado e atractivo à zona moderna da segunda maior Vila do Concelho. Com estas intervenções gerais, pretende o actual Executivo, que no próximo ano Avanca tenha um centro cívico com qualidade urbana e funcionalidade. Encontra-se finalmente já na Secretaria de Estado do Ordenamento do Território, para aprovação, a Urbanização da Quinta do Outeiro (ou do Mato), que aumentará com novas habitações e serviços aquele núcleo central e reforçará o crescimento urbano da Vila de Avanca.