Publicações

Obras da autoria de Egas Moniz

A Vida Sexual, com prefácio de Júlio Machado Vaz 
Trabalho de investigação, descrevendo o comportamento sexual humano e as suas perversões, constituiu a primeira descrição sobre o assunto. Nesta obra, Egas Moniz demonstra a sua personalidade inovadora e iconoclasta, revelando já aos 27 anos uma certa rebeldia contra o saber instituído.


Confidências de um Investigador Científico, com prefácio de João Lobo Antunes 
Autobiografia científica onde Egas Moniz relata minuciosamente a sua odisseia científica que vem a ser consagrada com o Prémio Nobel a 27 de outubro de 1949. Esta é essencialmente a narrativa das duas invenções, a Angiografia Cerebral e a Leucotomia Pré-frontal que foram decisivas para o avanço das Neurociências no século XX e que nos demonstram igualmente a tenacidade de Egas Moniz.


Maurício de Almeida 
Narração intimista onde Egas Moniz revela o seu dom mecenático e nos descreve o percurso do Escultor Maurício de Almeida, natural de Pardilhó, onde num romance real relata as vicissitudes e alegrias de um Artista de enorme talento, que o destino descuidadamente não deixou alcançar o triunfo.


A Nossa Casa 
Relato minucioso, nostálgico e simples de uma vida em torno da Casa do Marinheiro. Desde as suas travessuras de criança, até a um final de vida onde na companhia de Elvira construiu um Mundo que hoje, percorrendo cada espaço da Casa Museu Egas Moniz, podemos vivenciar… Um passado ainda muito presente, onde se perceciona o Belo e um aprazível sussurro de vivências que o tempo não consegue apagar.


As obras encontram-se disponíveis para venda na Biblioteca Municipal, Casa-Museu Egas Moniz e Casa da Cultura.