“enQUADRA-te 2020”: Direitos da Crianças não são esquecidos

A CPCJ de Estarreja alerta, que mesmo em tempos de isolamento social, é perentório continuar a proteger as crianças e jovens e assegurar os seus Direitos.

quarta, 29 de abril 2020

Vivemos tempos excecionais e de mudanças. Mas mesmo no atual estado de emergência que o país atravessa, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja, em parceria com o Município e a Biblioteca Municipal, promove o concurso, desta vez online, de quadras dos Santos Populares “enQUADRA-te 2020”, dedicado ao tema “O melhor do Mundo são as crianças- prevenir para proteger!”. Esta ação é o prolongamento da campanha de sensibilização para a prevenção dos maus-tratos na infância, iniciada no mês de abril.

Este concurso de quadras dos Santos Populares “enQUADRA-te” é uma das grandes iniciativas que desafia todas as crianças, jovens e adultos do concelho a refletirem sobre esta problemática de uma forma mais lúdica e pedagógica. Pretende ainda sensibilizar toda a população para os Direitos das Crianças, sublinhando a importância da prevenção e do papel de cada um de nós em situações em que a garantia desses Direitos seja colocada em causa.

Isabel Simões Pinto, presidente da CPCJ de Estarreja, explica que “o concurso enQUADRA-te é, simultaneamente, um convite à reflexão sobre a promoção e proteção dos direitos da criança e um estímulo às vivências associadas à época dos Santos Populares e à preservação das tradições. Reitera ainda que “este ano é, particularmente, uma forma de desafiar crianças, jovens e adultos a celebrarem o nosso Santo António de uma forma diferente, evocando o melhor do mundo, num tempo novo e desconcertante que exige de todos nós novas formas de estar em comunidade.”

Candidaturas até dia 29 de maio

As quadras apresentadas terão de ser originais e refletir o tema desta edição – “O melhor do Mundo são as crianças - Prevenir para Proteger!”.  Cada participante poderá concorrer com o máximo de duas quadras, redigidas em português, até ao dia 29 de maio, e deverá ser enviada para o email cpcj@cm-estarreja.pt.

O concurso é dirigido a residentes ou a frequentar estabelecimento de ensino no concelho de Estarreja, de acordo com os seguintes escalões etários: crianças entre os 6 e os 12 anos; jovens entre os 13 e 25 anos; adultos a partir dos 26. E cada participante pode concorrer com o máximo de duas quadras, redigidas em português, (apresentadas em conjunto).

As quadras a concurso serão avaliadas por um júri e os vencedores serão divulgados através da página oficial do Facebook da CPCJ e do Município de Estarreja, no dia 12 de junho. A atribuição dos prémios será efetuada em data e formato a anunciar oportunamente.

Normas de participação do Concurso de Quadras "enQUADRA-te"