Feira Municipal reabre esta terça-feira, 26 de maio

O Município de Estarreja dá, esta terça-feira, dia 26, mais um passo de desconfinamento com a reabertura da Feira Municipal, encerrada desde o dia 17 de março, e que integra cerca de cem agentes económicos. Este regresso rege-se por um plano de contingência que define os procedimentos de funcionamento para feirantes, colaboradores e consumidores, de forma a que a atividade decorra com toda a segurança e prevenindo o risco de contágio do coronavírus.

segunda, 25 de maio 2020


O regresso da feira dedicada a produtos não alimentares enquadra-se nas orientações definidas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 38/2020 de 17 de maio, que prorroga a declaração da situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19. A gradual retoma económica e social continua a exigir medidas para conter a transmissão do vírus e controlar a situação epidemiológica. 

De forma a dar resposta à necessidade de planear uma intervenção eficaz e concertada para a retoma da atividade comercial da feira, cuja organização compete à Câmara Municipal de Estarreja (CME), elaborou-se um Plano de Contingência que constitui um instrumento de orientação para a gestão de meios e ações de prevenção e de regras a observar durante o seu funcionamento e de resposta ao aparecimento de casos suspeitos de infeção.  
 
O plano define a estrutura de decisão, coordenação, monitorização e divulgação de informação; e os procedimentos a adotar de forma a conter a propagação da doença. Prevê ainda três fases de atuação, com distintos procedimentos: fase de prevenção, fase de resposta e fase de recuperação. 

A implementação de medidas extraordinárias de contingência e mitigação dos efeitos do COVID-19 pela Câmara Municipal no recinto da feira será ponderada tendo em consideração a melhor informação disponível, as recomendações emanadas no momento pelas autoridades de saúde e do Governo e a atuação por parte de todos os intervenientes. 

Recorde-se que, ciente do profundo sacrifício que a interrupção de atividade significa na vida dos feirantes, o Município de Estarreja deu um sinal de apoio, ao suspender a cobrança das taxas mensais devidas pela ocupação de espaços no Mercado Municipal, lojas da Praceta do Mercado e Feira de Estarreja, de 1 de abril até 31 de julho de 2020.


Data de Reabertura: 26 de maio de 2020
Horário de abertura ao público: 7h00 às 13H00 (todas as terças-feiras e sábados)

Recomendações aos clientes:
- Uso obrigatório de máscara
- Desinfete as mãos à entrada de cada tenda/banca onde pretende fazer compras
- Siga as regras de etiqueta respiratória
- Mantenha a distância física de segurança (2 metros)
- Limite de 2 ocupantes por espaço de venda
- Planeie as suas compras, diminuindo o tempo de exposição
- Privilegie o pagamento eletrónico (sempre que possível)

 

Consulte aqui o Plano de Contingência da Feira Municipal de Estarreja