O festival ALAVANCA convida a ir ao teatro

Organizado pela Companhia de Teatro Kopinxas, com o apoio do Município de Estarreja, o ALAVANCA - Festival de Teatro de Avanca inicia esta sexta-feira a edição de 2022 com um espetáculo destinado à população escolar. O público em geral é convidado a assistir a quatro espetáculos, nos dias 23, 24 e 29 de abril e 28 de maio, que se dividem entre dois palcos, o Auditório do Centro Paroquial de Avanca e o Cine-Teatro de Estarreja.

sexta, 22 de abril 2022

O ALAVANCA surge da vontade de aproximar as comunidades locais a práticas de âmbito cultural, tornando o contacto com o teatro uma experiência singular e aglutinadora nas suas diferentes formas e linguagens. O envolvimento das pessoas e dos lugares são a alavanca para este festival.

No dia 22 de abril o ALAVANCA abre com uma proposta para a comunidade escolar de Avanca com o espetáculo Anton, o Rato do Circo, pela companhia Marimbondo que viaja desde a Lousã. Um espetáculo que se suporta num cruzamento de várias técnicas - atores, marionetas de mesa, teatro de sombras, bolas de sabão gigantes – é um momento que desconstrói de forma lúdica e divertida, o processo de construção teatral, pondo assim em evidência, para os mais novos, algumas das formas de, muito seriamente, se brincar ao faz de conta.

No dia 23 de abril, a companhia Quando sais para a rua, uma estrutura emergente da cidade do Porto, apresenta às 21h30 no auditório de Avanca, Vinil, rotações, círculos, ora 78 ora 45, passou e não volta, ora no ar ora no corpo. Uma equidistância bidimensional forçada pela vontade de querer insistir no erro, tal como um disco riscado, erro esse que muitas vezes nos catapulta para o sucesso inesperado. A investigação alia-se à técnica e a música segue, em ranhuras e fendas orquestradas, sobre a agulha que nos leva a norte, guiando-nos para a perceção do que julgamos ser o amanhã, mas que, muito provavelmente, com uma incerteza exasperada, talvez já tenha sido o ontem.

No dia 24 de abril, pelas 16h, no auditório de Avanca, a companhia Quinta parede apresenta Acende a noite, um espetáculo para toda a família com uma linguagem e uma beleza subtil. Acende a Noite conta a história de um rapaz que não gosta da noite. Ele ama todas as espécies de luzes e o sol amarelo. Seu quarto, no coração da noite, é o único iluminado em toda a cidade. Mas ele vê os outros rapazes que jogam à noite entre o claro-escuro dos lampiões. Ele também gostava de jogar mas… Um dia chega a escuridão, uma menina que brinca com ele. Uma história para nos fazer refletir sobre o nosso medo da sombra, do nosso lado mais escondido e inquietante, mas cheio de maravilhas insuspeitadas.

Já no dia 29 de abril o ALAVANCA ruma ao Cine-Teatro de Estarreja. O Teatro da Terra apresentará Ida ao teatro e outros textos de Karl Valentim, uma encenação da atriz e encenadora Maria João Luís. Os textos de Karl Valentin são tão profundos quanto engraçados, tão críticos quanto divertidos. Nos vários “duelos” maravilhosamente grotescos, que a personagem trava com comerciantes, funcionários, polícias, e outros da rua, sentimos a delicadeza que a vida pode conter, intrinsecamente mestrada na arte de desconversar, na tomada à letra ou nos diálogos que interpreta como quer, e por isso, inocente da responsabilidade nas situações absurdas.

Já no mês de maio, dia 28, o ALAVANCA volta ao Cine-Teatro de Estarreja com a proposta que encerrará a edição de 2022. A cena irá o espetáculo Fala aos Bichos, pela companhia Lisboeta Terra Amarela, dirigido pelo encenador Marco Paiva onde se pretende explorar as contradições do tardo-capitalismo e desconstruir as teses neoliberais dialogando com a vida e exemplo do fundador da ordem dos franciscanos. Como método de preparação para a criação do papel, Marco Paiva ter-lhe-á sugerido que pudesse fazer, por exemplo, uma peregrinação a Roma onde pudesse ver, se calhar, o Papa Francisco. Coisa que é levada muito a sério pelo ator Rui – uma sugestão que se provará ser a pior ideia que um encenador poderia ter tido. O espetáculo decorre do quilómetro mil duzentos e dois ao quilómetro mil duzentos e cinco. O ator Rui, equipado com os melhores gadgets e apetrechos concebidos para ajudar o caminhante profissional, tem já os pés em chagas e todo o seu corpo reclama descanso. Mas, na berma da estrada onde agora se encontra, tudo parece começar a pedir rendição.

Paralelamente aos espetáculos decorre, na Biblioteca Municipal de Estarreja, até dia 1 de maio, a exposição de fotografia, Lisboa, 23 anos, 25 de Abril, da autoria de Victor Valente. No dia 30 de abril, em Avanca, acontecerá um workshop de construção de marionetas, pela companhia Marionetas Rui Sousa, num convite às famílias. Esta proposta requer uma inscrição prévia.

“Depois de um esforço hercúleo em manter o festival no contexto de pandemia, um novo ciclo acontecerá, onde, apesar da ausência de apoio da DGARTES, o festival continua os seus desígnios, e fortalece a sua missão de entregar às comunidades novas linguagens e diferentes experiências”, sublinha a Companhia de Teatro Kopinxas, que refere a existência de “parcerias importantes para a continuidade do festival como, a Junta de Freguesia de Avanca e o Município de Estarreja.”

Os bilhetes de acesso aos espetáculos podem ser adquiridos no local ou através de reserva em reservas@alavancafestival.pt.

Mais informações em www.alavancafestival.pt.