- Mensagem da Presidente
 - O Município
 - Informação Municipal
    
- Atas
 - Avisos, Editais e Despachos
 - Contratos Desporto
 - Direitos e Garantias
 - Documentos previsionais
 - Hasta Pública
 - Impostos Municipais
 - Participação Pública
 - Plano Estratégico
 - Prestação de Contas
 - Projetos financiados
    
- Mercado Municipal
 - Descobrir e Experienciar
 - Ampliação Eco Parque Empresarial
 - Fábrica da História
 - (Re)vive & Fica
 - BUPI
 - BUPI II
 - Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação
 - Combate à Pandemia da Doença COVID-19
 - Ampliação-Reabilitação da Escola Básica Integrada com JI Professor Doutor Egas Moniz
 - Pré-Escolar - EBI de Pardilhó
 - Recolha de BioResíduos
 
 - Regulamentos
 - Subvenções e Benefícios Públicos
 
 - Áreas de atividade
    
- Arquivo Municipal
 - Ambiente
 - Ação Social
 - Comissão Municipal de Trânsito
 - Cultura
 - Desenvolvimento Económico
 - Desporto
 - Direito do Consumo
 - Educação
    
- Ação Social Escolar
 - AAAF Pré Escolar
 - Auxílios Económicos
 - AEC 1º Ciclo
 - CAF 1º Ciclo
 - Calendário escolar
 - Carta Educativa
 - Conselho Municipal de Educação
 - Gabinete de Psicologia
 - Rede Escolar
 - População escolar
 - Programa Municipal de Educação
 - Refeições Escolares
 - EPIS – Empresários Pela Inclusão Social
 - Transporte Escolar
 - Leite e Fruta Escolar
 - Ensino Artístico
 
 - Proteção Civil
 - Planeamento e Ordenamento do Território
 - Recursos Humanos
 - Saúde
 - Mobilidade
 - Metrologia
 - Obras Municipais
 
 - Atendimento ao Munícipe
 - Emprego
 - Serviços Online
 - Turismo
 - Multimédia
 - Publicações
 
                        Inicio
                        >
                                            
                    
    CONTESTAÇÃO ÀS PORTAGENS NAS SCUTS: ANDAR NA EN109 "É UM INFERNO"
segunda, 18 de dezembro 2006
            32 kms em 55 minutos. Esta manhã, o percurso de Espinho a Estarreja pela EN109 revelou-se numa demorada e paciente viagem para a comitiva que integrou a acção de contestação à introdução de portagens nas SCUTS, promovida pela Câmara Municipal de Estarreja e Comissão de Utentes da A29 e A17.
59 passadeiras, 7 rotundas, 26 semáforos e uma passagem de nível, além do tráfego intenso, demonstram que a EN109 está transformada numa estrada municipal e “completamente desajustada não existindo uma alternativa à A29”, concluiu Miguel Bento, na chegada a Estarreja. “Encontrámos muito trânsito que irá duplicar quando o Governo introduzir as portagens na A29”, acrescentou o elemento da Comissão de Utentes. 
“Não existe uma alternativa real à A29 e é um inferno real andar-se neste tráfego”, afirmou o Vereador da Câmara Municipal de Estarreja, Alexandre Fonseca, que lança um apelo lança à tutela. “Que o Governo decida rapidamente acabar com a ideia de introduzir portagens na A29 e que se construa a real alternativa à EN109”.
Alexandre Fonseca não tem dúvidas que “as portagens na A29 vão entupir ainda mais o trânsito na EN109” e exemplifica que “em hora de ponta, demora-se meia hora entre Fermelã e Canelas”, no concelho de Estarreja.   
A viagem “demonstrou que a 109 não é alternativa. Pela SCUT a mesma viagem demora no máximo 25 minutos”, disse Nuno Teixeira, da Comissão de Utentes, lembrando que “quando as SCUTS forem portajadas, o trânsito será dirigido para esta estrutura”. Após a paragem em Estarreja, a comitiva prosseguiu a viagem pela EN109 até Mira. Novas acções de luta serão realizadas em Janeiro.
                    
                    

