Higiene e Limpeza Pública são prioridades da Câmara
A área de higiene e limpeza pública foi desde logo assumida como prioritária pelo executivo de José Eduardo de Matos. O esforço contínuo na melhoria das áreas de Limpeza Urbana, Recolha dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), Recolha Selectiva e Reciclagem trouxe mudanças muito favoráveis, que se iniciaram logo em 2002 com o final da recolha pelos próprios serviços da autarquia e a contratação da Ersuc.
Para um Concelho mais limpo e agradável, os sacos do lixo na via pública, à porta das casas, são uma imagem do passado extinta pelo novo sistema de limpeza pública e de recolha de RSU.
O executivo pôs em marcha as seguintes medidas: melhoria da recolha do lixo e da limpeza em todas as freguesias; o reforço do número de contentores, ecopontos e papeleiras; a introdução de novos equipamentos de lixo (nomeadamente os contentores e ecopontos em profundidade denominados Molok, ecopilhas, ecobox e ecopontos domésticos); e a aquisição de máquinas de limpeza.
Estas medidas foram sendo acompanhadas por campanhas de sensibilização promovidas, essencialmente junto das camadas mais jovens.
A avaliação aos resultados das várias acções implementadas é positiva. A entretanto criada DSU – Divisão de Serviços Urbanos considera que a redução do valor total de resíduos sólidos urbanos enviados para aterro no último ano poderá ser fruto das campanhas de sensibilização, nomeadamente para a separação dos lixos, bem como dos meios físicos disponibilizados pela autarquia. A recolha selectiva tem registado um crescimento exponencial.
O formato de sensibilização junto dos mais novos revela-se bastante eficaz, na medida em que as próprias crianças ensinam e sensibilizam os pais para a importância da separação do lixo e da reciclagem.
Os habitantes revelam uma atitude cada vez mais pró-activa em relação à separação dos resíduos. Há pouco mais de uma década as pessoas estavam habituadas a separar apenas o vidro. Hoje já separam vidro, papel, embalagens, óleos vegetais, pilhas, metais e objectos volumosos.
Estarreja possui um ecoponto (completo) por cada 361 habitantes. Saliente-se que a União Europeia estipula a existência de um ecoponto para cada 500 habitantes. 
Paralelamente, a Câmara tem à disposição dos munícipes cerca de 60 vidrões, com intuito de reduzir custos na recolha dos resíduos indiferenciados. O vidro, pelo seu peso, colocado nos contentores normais contribui para um encargo acrescido na conta da recolha dos RSU.
Colocar o vidro no recipiente próprio é um gesto simples com impactos ambientais muito positivos. A sensibilização da população é algo que nunca tem fim. Só com o esforço de todos será possível inverter o ritmo crescente da delapidação de recursos e atingir um desenvolvimento sustentado. A Câmara continua a apostar na separação dos lixos e na aquisição de mais meios.
EVOLUÇÃO DE EQUIPAMENTOS (EM UNIDADES)
| 2002 | 2007 | |
| Contentores do lixo | 620 | 714 | 
| Fixadores de contentores | 0 | 80 | 
| Contentores MOLOK | 0 | 40 | 
| Ecopontos MOLOK | 0 | 18 | 
| Ecopontos | 17 | 46 | 
| Ecobox | 0 | 42 | 
| Ecopontos domésticos | 0 | 140 | 
| Pilhões | 7 | 28 | 
| Ecopilhas | 0 | 30 | 
| Papeleiras | 100 | 238 | 
| Vidrões | 42 | 72 | 
| Papelões | 2 | 6 | 
RECOLHA DOS RSU’S         
:: Antes
6 vezes por semana só em Beduído
2 a 3 vezes por semana em 6 freguesias    
:: Agora  
Local de recolha  | Tipo de recolha | 
| Cidade | Diária, de 2ª a sábado, incluindo feriados, excepto aos domingos. Recolha nocturna após as 20h. | 
| Freguesias de Beduído, Avanca,  Pardilhó, Salreu e Veiros  | Diária, de 2ª a 6ª, incluindo feriados | 
| Freguesias de Canelas e Fermelã | Tri-semanal, às 2ª, 4ª e 6ª, incluindo feriados | 
| Recolha de contentores MOLOK em todo o concelho  | Tri-semanal, às 3ª e 5ª e sábados, incluindo feriados. Recolha nocturna, após as 20h  | 
Recolha de RSU: quantidades/ano
| Anos | Quantidades de RSU em (ton) | Capitação (Kg/hab.) | 
| 1985 | 3.432,269 | 130,70 | 
| 1986 | 3.523,930 | 134,19 | 
| 1987 | 3.764,596 | 143,35 | 
| 1988 | 4.021,113 | 153,12 | 
| 1989 | 4.144,533 | 157,82 | 
| 1990 | 4.351,779 | 165,71 | 
| 1991 | 4.729,614 | 176,86 | 
| 1992 | 5.130,544 | 191,85 | 
| 1993 | 5.064,069 | 189,37 | 
| 1994 | 5.270,931 | 197,10 | 
| 1995 | 5.482,262 | 205,01 | 
| 1996 | 5.895,465 | 220,46 | 
| 1997 | 6.105,560 | 228,31 | 
| 1998 | 6.024,250 | 225,27 | 
| 1999 | 6.806,870 | 254,54 | 
| 2000 | 7.134,800 | 266,80 | 
| 2001 | 7.355,400 | 261,00 | 
| 2002 | 7.719,110 | 273,90 | 
| 2003 | 8.362,760 | 296,74 | 
| 2004 | 8.485,940 | 301,11 | 
| 2005 | 8.552,860 | 303,49 | 
| 2006 | 8.845,300 | 313,86 | 
| 2007 | 8.677,880 | 307,92 | 
                    

