Gestão de Resíduos

Resíduos Sólidos Urbanos 

Compete à Câmara Municipal de Estarreja, através da Subunidade de Higiene e Limpeza Pública, assegurar a recolha, transporte, tratamento e destino final dos resíduos sólidos urbanos.

No Município de Estarreja, a recolha dos resíduos sólidos urbanos (RSU) foi adjudicada à Luságua – Serviços Ambientais S.A., no âmbito do concurso internacional de aquisição de serviços de recolha e transporte de RSU.

Itinerário e horários de recolha de lixos

 

Recolha de Monos

A Câmara Municipal de Estarreja disponibiliza ao Munícipe um serviço de recolha de monos ou monstros, objetos domésticos de grandes dimensões fora de uso como mobílias, colchões, frigoríficos ou outros eletrodomésticos, etc. Para se desfazer destes resíduos volumosos deverá marcar previamente a sua recolha, preencher a inscrição para “Recolha de Lixos Especiais”, que se encontra disponível no Balcão Virtual e enviar por e-mail para geral@cm-estarreja.pt ou deslocar-se ao GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, situado nos Paços do Concelho, e efetuar a inscrição.

O requerimento a solicitar a recolha de lixos especiais – Mod. 458, deve ser preenchido na totalidade - morada, n.º de polícia (n.º da porta) e contacto (telefone fixo ou telemóvel), bem legível (pois é fundamental para quem vai recolher).

A recolha é feita, pela Firma Luságua, nas segundas semanas completas de cada mês. O serviço é gratuito.

Só serão atendidos os requerimentos que derem entrada, por e-mail ou no GAME até às 16:00 horas do dia útil imediatamente anterior. Caso contrário o serviço fica automaticamente agendado para o mês seguinte.

A autarquia alerta mais uma vez os Munícipes para a disponibilização deste serviço e apela no sentido de não depositarem os “monstros” em espaços públicos. Apesar da existência deste serviço, não raras as vezes, ainda há quem opte por largar eletrodomésticos, colchões e outros objetos junto às estradas ou em terrenos baldios, criando verdadeiras lixeiras a céu aberto, em completo desrespeito pela lei e pelos cidadãos.  O depósito de resíduos em locais públicos é considerado crime ambiental. É proibida a colocação destes resíduos de grandes dimensões junto aos contentores de lixo, nas vias públicas ou espaços públicos.

Legislação
Decreto de Lei nº178/2006, 5 de setembro
Regulamento Municipal de Recolha e Remoção de Resíduos

Se presenciar algum despejo ilegal de lixos, avise as autoridades competentes, nomeadamente a GNR!

 

Resíduos verdes urbanos

Entende-se por resíduos sólidos verdes urbanos os provenientes da limpeza e manutenção de pequenos jardins ou pequenas hortas das habitações ou outros espaços de uso privado, nomeadamente aparas, troncos, ramos, relva e ervas. É proibida a colocação de resíduos verdes junto aos contentores de lixo, vias públicas ou espaços públicos.

SE MORA NA CIDADE DE ESTARREJA 

A Recolha de resíduos verdes urbanos será efetuada sempre que se justifique e até ao máximo 1,0 m³ de volume, devidamente acondicionados (por ex. a erva em sacos e os gravetos de poda em molhos devidamente amarrados). A recolha de verdes abrange apenas o perímetro da cidade, uma vez que não existem áreas verdes com capacidade para a queima de sobrantes.

Para se desfazer destes resíduos volumosos deverá marcar previamente a sua recolha, preencher a inscrição para “Recolha de Lixos Especiais”, que se encontra disponível no Balcão Virtual e enviar por email para geral@cm-estarreja.pt ou deslocar-se ao GAME e efetuar a inscrição. O requerimento a solicitar a recolha de lixos especiais – Mod. 458, deve ser preenchido na totalidade - morada, n.º de polícia (n.º da porta) e contacto (telefone fixo ou telemóvel), bem legível (pois é fundamental para quem vai recolher).

A recolha é feita, pela Firma Luságua, nas segundas semanas completas de cada mês. O serviço é gratuito.

Só serão atendidos os requerimentos que derem entrada, por e-mail ou no GAME até às 16:00 horas do dia útil imediatamente anterior. Caso contrário o Serviço fica automaticamente agendado para o mês seguinte.

SE MORA FORA DA CIDADE

Solução: Queima de sobrantes
- Em espaços rurais, efetuar a queima dos sobrantes não é proibido fora do período crítico, que é anualmente estabelecido por Portaria - art.º 28 DL 17/2009 de 14 de janeiro
- Em espaços urbanos, será necessário requerer autorização à Câmara Municipal de Estarreja - art.º 29 DL 310/2002
- Se tiver grandes quantidades, sugerimos que contacte produtores de biomassa: http://213.63.131.4/silogr/pages/principal.aspx