Ruído e Qualidade do Ar


Qualidade do Ar

O Município de Estarreja, cada vez mais sustentável, tem vindo a promover medidas conducentes a garantir a qualidade do ar no concelho, através de uma diminuição das emissões de CO2 (dióxido de carbono). Para tal, dá o exemplo e apela a todos os Estarrejenses que colaborem e participem nesta mudança.

algumas das ações levadas a cabo e/ou que se pretende implementar a curto prazo:
- promoção da mobilidade sustentável (com o incentivo à pedonalidade e ao uso da bicicleta); 

- recurso a energias renováveis (dando o exemplo na construção de novos ou requalificação de edifícios, dispondo todos eles de aproveitamento solar para aquecimento de águas); 

- modernização da frota automóvel (optando por veículos mais eficientes e menos poluentes);

- participação no projeto ClairCity;

- participação no projeto “Melhor ar no Centro”;

- Adesão ao projeto Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses, permitindo conhecer a pegada ecológica dos Estarrejenses e a sua biocapacidade.

Acompanhe o Índice de Qualidade do Ar em http://qualar.apambiente.pt/ 

 

Ruído

O ruído é uma das principais causas da degradação da qualidade do ambiente urbano. Os meios de transporte são os principais responsáveis, embora o ruído de atividades industriais e comerciais possa assumir relevo em situações pontuais.

A principal fonte de ruído do Concelho é o tráfego rodoviário, verificando-se na A1, E.N.109 e A25, valores significativos de Tráfego Médio Horário Calculado, sobretudo, no período diurno. Nos períodos entardecer e noturno verifica-se uma diminuição do tráfego rodoviário. No entanto, o aumento de velocidade dos veículos contribui de uma forma significativa para o acréscimo dos níveis de ruído na zona envolvente.

O tráfego ferroviário constitui também uma fonte de ruído importante, contribuindo para o acréscimo dos níveis de ruído na zona envolvente.

A zona do Eco Parque Empresarial, fora do aglomerado urbano e a restante zona industrial, localizada no limite do aglomerado urbano, bem como a existência de algumas indústrias dispersas, com características ruidosas, têm um impacte pouco significativo junto das populações.

A qualidade do ambiente sonoro está traduzida no Mapa do Ruído de Estarreja, elemento integrante da Revisão do Plano Diretor Municipal.

O Mapa de Ruído é uma representação gráfica da distribuição espacial dos níveis de ruído ambiente exterior. São utilizados dois indicadores: o Ln, que representa o ruído médio durante o período noturno (das 23h00 às 7h00), e o Lden, que representa uma média ponderada das 24 horas do dia.