Acervo


Arquivo Histórico

A documentação existente no Arquivo da Câmara Municipal de Estarreja é o principal testemunho da atividade de uma instituição com séculos de existência, ao serviço dos munícipes e do próprio país.

Reflete a continuidade de algumas funções ao longo de séculos e o surgimento, longo ou curto, de outras, que flutuam na vida da Câmara, ao sabor das disposições legais e regulamentares dos governos, ou mesmo conforme a conjuntura política nacional e internacional.

Mediante a análise documental, podemos compreender aspetos económicos, sociais e culturais, conjunturas políticas, alterações de fronteiras, ou até mesmo traçar um perfil profissional dos indivíduos, operários, administrativos e dirigentes políticos, que por algum tempo trabalharam nesta instituição.


Cada documento escreve-nos a história da Câmara e dos seus Munícipes, acompanha o evoluir da sociedade e das respostas dadas às necessidades locais.

Do simples Livro da Receita e Despesa da Câmara Municipal de 1867 a 1870, às complexas Contas de Gerência, atualmente num volume anual de cerca de 100 pastas;

Dos Registos dos Expostos ao Cartão Sénior;

Do Livro de Registo de Carros de Bois ao mega processo de obras particulares do Amoníaco Português;

Dos pergaminhos que encadernam as Atas das Sessões Camarárias, manuscritos com a pena laboriosa e artística do Escrivão, aos Documentos Digitais que se transmitem e reproduzem ao momento.

Documentação desde 1727

A documentação da Câmara Municipal foi, e será sempre, um espelho da evolução económica e social do seu território. O futuro reserva-nos novos formatos e suportes, mas a informação, essa, continuará a registar a nossa história.

Apesar de alguns se terem perdido pelos tempos fora, ainda existe no Arquivo Municipal de Estarreja, um manancial de documentos, que vem desde 1727 até à atualidade, à espera de serem explorados por investigadores, estudantes e curiosos.

Muito embora o nosso objetivo, a médio prazo, seja o da disponibilização on-line do Arquivo Digital, por agora são disponibilizados os ficheiros com o PLANO DE CLASSIFICAÇÃO DOCUMENTAL e o RECENSEAMENTO DO FUNDO HISTÓRICO, para conhecimento e orientação dos interessados.

Plano de Classificação Documental

Recenseamento do Fundo Histórico

Domínio hídrico: inventário de documentos de titularidade disponíveis on-line

O Arquivo Municipal de Estarreja disponibiliza na internet o recenseamento de documentos dos séculos XIX e XX, que poderão auxiliar na prova de titularidade de terrenos em Domínio Hídrico.

Em virtude da grande afluência de utentes que procuram informação documental relacionada com os recursos hídricos, o Arquivo Municipal disponibiliza esse recenseamento online, facilitando o acesso aos interessados, tornando essa tarefa rápida e gratuita e permitindo pesquisas mais objetivas.

Processos de Aforamentos - 1827-1950

Processos de Autos e Vistorias 1845-1890

Revista TERRAS DE ANTUÃ - HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO CONCELHO DE ESTARREJA

A Revista "Terras de Antuã - Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja" é já uma marca da dinâmica cultural do Município com o contributo de excelência de cidadãos e munícipes que, com investigação, documentos e fontes históricas, colaboram para o enriquecimento e conhecimento da história local.

Índices dos temas publicados nas revistas “Terras de Antuã”