Rede de Recolha de Resíduos Urbanos

INDIFERENCIADO 

No Município de Estarreja, a recolha dos Resíduos Urbanos (RU) foi adjudicada à Luságua – Serviços Ambientais S.A., no âmbito do concurso internacional de aquisição de serviços de recolha e transporte de RSU.

Itinerário e horários de recolha de lixos

 

ECOPONTOS 

A Câmara Municipal cria condições para o incremento dos hábitos de separação dos lixos ao reforçar a distribuição de equipamentos específicos e através de campanhas de sensibilização e de educação ambiental. Ao separar o lixo estamos a diminuir a quantidade de resíduos sólidos que são depositados em aterro sanitário, a poupar matérias-primas e a economizar energia.

A seleção de resíduos é um hábito que se pretende continuar a promover e incrementar no seguimento do já extenso percurso que Estarreja vem trilhando, com a aquisição contínua de equipamentos de recolha seletiva (ecopontos de superfície, ecopontos em profundidade, papeleiras, pilhões, oleões, etc.), visando aumentar a fração de resíduos enviados para reciclagem, através de uma recolha seletiva mais eficaz, e assim reforçando o papel da população de Estarreja.


 

ÓLEOS ALIMENTARES USADOS

O Sistema de Recolha e Valorização de Óleos Alimentares Usados do Município de Estarreja compreende 12 oleões ao dispor dos munícipes na via pública, distribuídos por todas as freguesias do concelho. 

- QUAIS OS ÓLEOS QUE PODE COLOCAR NO OLEÃO:
Óleos vegetais tais como: girassol, soja, palma e colza, azeite e óleos de conservas.
 
Após fritar batatas e outros alimentos, deve deitar o óleo usado frio numa garrafa de plástico (p.e. garrafa usada de refrigerante ou do próprio óleo) com a ajuda de um funil e quando estiver cheia deve colocá-la no oleão bem fechada para evitar derrame.

- O QUE NÃO PODE COLOCAR NO OLEÃO…
- Óleo lubrificante de motores (uma vez que é um resíduo perigoso que impede a valorização do óleo alimentar usado);
- Margarina e outros resíduos de alimentos resultantes da fritura (devem ser deitados no lixo).
 
Fácil é de imaginar o benefício que representa a recolha deste resíduo que, de outro modo, seria deitado fora, com os respetivos impactos negativos no meio ambiente. É com a soma deste pequenos gestos e novos hábitos que todos contribuímos para o nosso bem-estar e para o desenvolvimento com futuro.

Os novos oleões têm sensores aplicados no oleão que estão ligados em rede móvel, para monitorização, conceito IoT – Internet of Things (Internet das Coisas), que permite que o recipiente fique ligado a um sistema de “backoffice” para melhor gestão das rotas e recolhas em tempo real, entre outros.

Estes novos equipamentos têm ainda um sistema de identificação e reconhecimento para interação com o utilizador, através do site www.reno.pt. Ao utilizarem esta aplicação os cidadãos estão a contribuir para o controlo do serviço de recolha, ao mesmo tempo que terão acesso a campanhas exclusivas definidas pelo Município e pela empresa. No site é também possível verificar qual o oleão mais próxima da sua localização.

ONDE COLOCAR OS SEUS ÓLEOS ALIMENTARES USADOS:

Número

Local

1

Av. Visconde de Salreu (junto à praça de Táxis), Estarreja

2

R. Prof. Dr. Egas Moniz, Avanca (junto ao café Triângulos)

3

E.N. 109 Fermelã (junto à junta de Freguesia)

4

Rua Campo da Cruz, Canelas

5

Rua Prof. Miguel M. Lemos, Salreu

6

Rua Francisco de Matos, Veiros

7

Largo Dr. Egas Moniz, Pardilhó

8

Rua de Santo Amaro, Beduído

9

Rua das Tílias (Urbanização da Póvoa), Beduído

10

Largo de S. Sebastião, Avanca

11

Largo de Água Levada, Avanca

12

Rua Moinhos do Carvalhal, Pardilhó

 

Existem ainda dois oleões nos postos de abastecimento da Prio (em Avanca e Estarreja) e nos hipermercados Continente (Avanca) e Pingo Doce (Estarreja), totalizando 16 oleões.

 


 

RESÍDUOS VOLUMOSOS (MONOS) E RESÍDUOS ELÉTRICOS E ELETRÓNICOS

O Município de Estarreja disponibiliza ao Munícipe um serviço gratuito de recolha de monos ou monstros, objetos domésticos de grandes dimensões fora de uso como mobílias, colchões, frigoríficos ou outros eletrodomésticos. 

Para se desfazer destes resíduos volumosos deverá marcar previamente a sua recolha, preencher a inscrição para “Recolha de Lixos Especiais”, que se encontra disponível nos Serviços Online e enviar por e-mail para geral@cm-estarreja.pt ou deslocar-se ao GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, situado nos Paços do Concelho, e efetuar a inscrição.

Os Bombeiros Voluntários de Estarreja constituem-se, ao abrigo de um protocolo com a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos “amb3e”, como Ponto de Receção do Sistema Integrado de Gestão de REEE (resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos). 

O requerimento a solicitar a recolha de lixos especiais, deve ser preenchido na totalidade - morada, n.º de polícia (n.º da porta) e contacto (telefone fixo ou telemóvel), bem legível (pois é fundamental para quem vai recolher).

A recolha é feita, pela Firma Luságua, nas segundas semanas completas de cada mês. O serviço é gratuito.

Só serão atendidos os requerimentos que derem entrada, por e-mail ou no GAME até às 16:00 horas do dia útil imediatamente anterior. Caso contrário o serviço fica automaticamente agendado para o mês seguinte. 

A autarquia alerta mais uma vez os Munícipes para a disponibilização deste serviço e apela no sentido de não depositarem os “monstros” em espaços públicos. 

Apesar da existência deste serviço, infelizmente, ainda há quem opte por largar eletrodomésticos, colchões e outros objetos junto às estradas ou em terrenos baldios, criando verdadeiras lixeiras a céu aberto, em completo desrespeito pela lei e pelos cidadãos.  

O depósito de resíduos em locais públicos é considerado crime ambiental.

É proibida a colocação destes resíduos de grandes dimensões junto aos contentores de lixo, nas vias públicas ou espaços públicos.

Legislação: Decreto de Lei nº178/2006, 5 de setembro / Regulamento Municipal de Recolha e Remoção de Resíduos

Se presenciar algum despejo ilegal de lixos, avise as autoridades competentes, nomeadamente a GNR.

No ano de 2019, foram entregues na estação de transferência de Estarreja, 43 toneladas de monos.

 

 


TÊXTEIS, CALÇADO E BRINQUEDOS

No que toca aos têxteis, o Município de Estarreja estabeleceu um protocolo com a empresa H Sarah Trading, Lda., que disponibiliza contentores de recolha e que, depois da triagem dos têxteis, os encaminha para suprimir necessidades de instituições de solidariedade social e de famílias necessitadas, ou, caso não apresentem condições, os destina à reciclagem.

A recolha de têxteis pretende diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários e promover a política dos 3 R’s através da reutilização de materiais têxteis na atividade industrial, evitando a extração de matérias-primas da natureza, e ainda contribuir para a formação de uma consciência cívica e ecológica do cidadão. 

Em 2019, foram recolhidas 21,6 toneladas de têxteis nos 15 contentores de têxteis distribuídos pelas freguesias do concelho. Para reutilização/doação foram 17,2 toneladas; para reciclagem têxtil foram 1,6 toneladas e 0,3 toneladas para reciclagem diversos e para destruição 2,5 toneladas. Foram assim desviados de aterro 19,12 toneladas. 

Freguesia

Locais dos contentores

Avanca

Rua Padre Antonio Maria Pinho

Rua Dr. Egas Moniz

Rua da Peneda Porto Tonce

Beduído

Rua das Comunidades Portuguesas

Rua Profª Maria do Carmo Valente Almeida

Rua Conde Ferreira

Canelas

EN109

Estrada do Rochico

Fermelã

EN109

Pardilhó

Avenida Antonio Joaquim Resende

Rua Salgueiro

Salreu

Rua 15 de Agosto

Rua da Associação Humanitária

Veiros

Rua Francisco de Matos

Rua das Tílias

 


MEDICAMENTOS FORA DE USO 

O quê e como entregar na farmácia:

. Devolva os medicamentos fora de uso dentro das respetivas embalagens (com folheto informativo e todos os acessórios de preferência).

. Coloque as embalagens, mesmo vazias, e os medicamentos fora de uso no saco de recolha - o Verdinho - e entregue na Farmácia. Solicite, sempre que precisar, dos sacos na Farmácia.

. Não coloque os medicamentos no lixo doméstico. Use o saco Verdinho apenas para a entrega de medicamentos e embalagens.
 

 

PASTILHAS ELÁSTICAS E PONTAS DE CIGARRO 

Para dar resposta a resíduos muito específicos, o Município de Estarreja tem ao dispor da sua população 4 conjuntos (1 papaChicletes +1 ecoPontas) de estruturas destinadas à deposição de pontas de cigarro e pastilhas elásticas, evitando que estes sejam atirados para o chão. 

Afinal, estes dejetos são dos resíduos mais encontrados nas praças, passeios e ruas da cidade e de mais difícil remoção.

Existem nos seguintes locais:
- Praça Francisco Barbosa;
- Complexo de Desporto e Lazer;
- Centro cívico de Avanca;
- Centro cívico de Veiros. 

O PapaChicletes pretende incentivar, principalmente o público mais jovem, a colocar ali as pastilhas elásticas usadas. 

O EcoPontas pretende incentivar a população a depositar as pontas de cigarros no recipiente em detrimento do pavimento.
Através de parceria com o Centro de Valorização de Resíduos, o processo de reciclagem a que serão submetidos estes resíduos permitirá a sua conversão e valorização científica, transformando-os em novos produtos disponíveis para a comunidade, desde a produção de plástico e papel, passando pela energia ou agricultura, num exemplo de inovação e criatividade.